Mais
×

Como lidar com o medo de escuro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Medo do escuro, ou nictofobia, é uma aflição muito séria que pode levar à perda de sono, ansiedade e até doenças físicas quando não tratada. Apesar da maioria das pessoas associar o medo de escuro às fobias infantis, a nictofobia persistente é uma condição séria que deve ser tratada com auxílio profissional. Algumas dicas podem ajudar a mitigar os sintomas e efeitos do medo de escuro e iniciar a cura.

Instruções

Supere o medo do escuro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Mantenha uma fonte de luz em casa, como uma lanterna pequena em um chaveiro e luzes noturnas. Até certo ponto, o medo de escuro é uma reação instintiva do ser humano, uma das adaptações evolutivas para auxiliar na sobrevivência durante a noite, e manter uma pequena fonte de luz ajudará a aliviar a sensação de vulnerabilidade que algumas pessoas sentem. Apesar desse ser um bom método de aliviar os sintomas, não é um tratamento definitivo de nictofobia.

  2. Busque ajuda profissional para chegar até a causa do problema. Em muitos casos, o medo do escuro tem como origem um trauma psicológico, mesmo que o paciente não perceba isso. Um psicólogo pode ajudar a encontrar e tratar a raiz do problema.

  3. Encontre um grupo de apoio para pessoas que sofrem de nictofobia ou outras fobias para ter alguém com quem você possa conversar sobre seus medos. Discutir seu medo de escuro pode ajudar você a entender a condição melhor do que ao tratar do problema sozinho. Entre em contato com associações de psicólogos ou busque na internet grupos de discussão e recursos para o tratamento da fobia.

  4. Reduza o estresse geral na sua vida. O medo do escuro normalmente é relacionado a problemas de ansiedade que estão ligados ao estresse, e conseguir dormir tranquilamente durante a noite é uma maneira simples de tratar dessa fobia. Se você dorme imediatamente ao encostar a cabeça no travesseiro, você não terá tempo para ficar com medo do escuro. A redução do estresse provavelmente terá um efeito positivo no seu medo, além do benefício em outras áreas de sua vida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article