Arte e literatura grega antiga

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Arte e literatura grega antiga
Estátua de Zeus na Grécia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Por quase mil anos, os cidadãos gregos criaram a arte e a literatura que dominaram a cultura da região. De cerâmica e escultura à filosofia e poesia épica e a invenção do drama, todo o mundo se beneficiou com a criatividade dos antigos gregos. Sua arte tornou-se o fundamento para a técnica contemporânea e sua literatura filosófica as bases da civilização ocidental.

Período de tempo

A autoridade grega sobre a literatura e arte antiga durou por volta de 900 a.C. a 31 a.C. Este intervalo de tempo se divide em quatro períodos distintos que representam diferentes épocas artísticas -- o período geométrico (900-700 a.C.), o período arcaico (700-480 a.C.), o período clássico (480-323 a.C.) e o período helenístico (323-31 a.C.). O Império Romano dominou a Grécia de 146 a.C. até 330 d.C. Durante este tempo, a arte e a literatura destas duas sociedades influenciaram-se mutuamente e se misturaram.

Arte e literatura grega antiga
A Acrópole, Atenas, Grécia (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

História

A arte grega primitiva retratava histórias dos deuses na cerâmica. Afrescos que ilustram cenas de humanos interagindo com a natureza decoravam antigos muros gregos. O foco da arte grega mudou-se de cerâmica e pintura para a escultura durante os períodos arcaicos e clássicos. Dois grandes poemas épicos, "A Ilíada" e "A Odisseia", são atribuídas ao poeta cego Homero. Os historiadores não têm certeza se tal pessoa existiu de fato, mas a tradição afirma que os poemas foram escritos por volta de 700 a.C. Os gregos inventaram o drama, tanto a tragédia quanto a comédia, que cresceu a partir de festivais religiosos, e a filosofia.

Arte e literatura grega antiga
Cerâmica grega (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Significado

Altamente reverenciada e imitada em todo o mundo antigo, a cultura grega se espalhou como fogo. Sua arte e literatura influenciaram a sociedade através dos mares Mediterrâneo e Negro. Entre 334 e 323 a.C., os exércitos de Alexandre, O Grande, conquistaram grande parte do mundo conhecido, espalhando a tradição grega por todos os lugares por onde passaram. A dedicação grega para o avanço da cultura inspirou o resto do mundo por gerações, enquanto criava novos gêneros de arte e literatura que sobreviveram até hoje em dia.

Arte e literatura grega antiga
Alexander, O Grande (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Tipos

Estátuas masculinas nuas, chamadas de "kouroi", retratavam a forma masculina ideal de um jovem, ou "kouros", com atenção para a imitação exata da anatomia. Ao contrário do kouroi, as estátuas de mulheres, chamadas de "korai," geralmente apareciam vestidas e representado uma jovem ou "kore." exemplos famosos de korai incluem a "Vênus de Milo" e o "Peplos Kore." A Grécia antiga tinha vários tipos de literatura. Obras filosóficas mergulharam em áreas como a matemática, o governo e até mesmo a natureza da realidade. Também temos exemplos de histórias e de discursos políticos e jurídicos. Além da épica, outro ramo da poesia foi desenvolvido conhecida como lírica poesia, assim chamada porque era para ser acompanhada pela lira, um pequeno instrumento de harpa. Os poemas de Safo são únicos, pois são o único exemplo de literatura escrita por uma mulher na Grécia antiga. As tragédias mais antigas que sobreviveram são de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, enquanto as mais antigas comédias são de Aristófanes.

Arte e literatura grega antiga
A Vênus de Milo é um exemplo famoso de korai (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Teorias/especulação

Os tratados e a filosofia grega antiga se tornaram a base para a democracia moderna, o processo científico e a matemática. O método socrático, um conjunto de teorias criadas por Sócrates, fundou a base para a filosofia. A teoria de Platão das formas deu uma visão única na metafísica. As idéias de Aristóteles sobre a teoria política ajudou nos fundamentos da democracia. As dissertações de Sófocles sobre a natureza da humanidade em suas peças, evoluíram para a teoria psicológica.

Arte e literatura grega antiga
Busto de Aristóteles (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível