Manchas marrons nas folhas das gramas

Escrito por rebekah smith | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Manchas marrons nas folhas das gramas
Manchas marrons no gramado (grass image by green308 from Fotolia.com)

Algumas vezes pode ser muito difícil determinar o que causa as manchas marrons nas folhas das gramas. Doenças, insetos e cuidados inadequados podem ser as causas, além do excesso de fertilizantes, solo de baixa qualidade, acidez inadequada, falta de cortes, derramamento de gasolina, uso inadequado de pesticidas e até mesmo urina de cachorro. Se houver manchas marrons em seu gramado, faça um tratamento contra a doença ou a praga causadora e cuide bem da grama para que ela continue sempre saudável.

Outras pessoas estão lendo

Antracnose

A antracnose é uma doença que faz aparecer manchas marrons avermelhadas nas folhas da grama. Ela é causada por um fungo e pode afetar desde alguns centímetros do gramado a até mesmo porções de 3 m de extensão, que ficam cobertas por um círculo marrom. Esse problema ocorre com mais frequência em períodos de muita chuva e em áreas com solo de baixa qualidade ou de alta retenção de água. Esse fungo irá crescer mais em temperaturas entre 26,5 °C e 32 °C. Outro fator que contribui para o problema é a falta de fertilizantes. Nesse caso, as gramas mais velhas serão atacadas primeiro. Um fungicida pode ser utilizado para tratar o problema, mas melhorar o ambiente e aplicar fertilizantes de fósforo e potássio podem ajudar na prevenção.

Mancha foliar

As machas foliares tomam a forma de pontos marrons nas folhas das gramas. Eles são de um marrom púrpura e terão uma tonalidade castanha um pouco mais clara no meio. As manchas foliares irão matar as beiradas da grama, e os caules também poderão ter o mesmo destino, o que deixa o gramado bem ralo. Embora geralmente essas manchas foliares não sejam um grande problema, elas podem se espalhar e causar manchas marrons em todo o gramado ou até mesmo destruí-lo. Fungicidas de enxofre podem ser aplicados de cada 3 a 5 dias para eliminá-las.

Sclerotinia

A sclerotinia afeta o gramado ao criar manchas redondas e castanhas com o tamanho aproximado de uma moeda de 5 centavos. Estas aparecem com frequência em gramados secos que não recebem fertilizantes de maneira apropriada. Durante as manhãs, irá parecer que há teias de aranha por cima deles. Conforme a praga avança, as manchas castanhas se juntam e acabam por destruir todo o gramado. Um fungicida a base de enxofre deve ser aplicado nas áreas afetadas a intervalos de 3 a 5 dias até que elas desapareçam. Um fertilizante com nitrogênio também deve ser aplicado regularmente. As gramas afetadas podem ser removidas com o corte.

Pragas

Manchas marrons também podem ser causadas por insetos que comem a grama. Percevejos, lagartas-militares e as larvas de alguns gêneros de mariposas são pragas que podem criar manchas marrons no gramado. Os primeiros fazem a grama perder a cor e morrer, afetando-a de maneira semelhante às secas. As lagartas-militares ficam ao longo de todo o gramado, comendo todas as gramíneas por inteiro, até a parte que alcança o solo. Larvas de mariposa causam manchas marrons de localização irregular, nas quais existe apenas gramas mortas. Herbicidas e loções de crescimento que limitam a ação dos insetos podem ser empregados para afastar as pragas. Gramados muito danificados podem ter de ser replantados.

Prevenção

Plantar sementes em áreas danificadas do gramado irá disfarçar o dano causado pelos fungos e insetos eliminados. Não coloque adubo com muita frequência ou em volume excessivo, pois isso fará a grama crescer ainda mais e, por conseguinte, irá espalhar ainda mais o fungo. Não corte a grama quando ela estiver molhada e deixe a grama crescer um pouco mais no verão, a até 7,5 cm. Regue a uma frequência tal que o gramado se encharque uma ou duas vezes por semana em vez de colocar pequenas quantidades uma ou várias vezes por dia. Fungicidas polivalentes podem ser usados para combater vários dos fungos que afetam as gramas mas, no entanto, eles também podem matar as bactérias e insetos benéficos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível