Maneiras naturais de tratar a baixa contagem de plaquetas

Escrito por dawn marcotte | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras naturais de tratar a baixa contagem de plaquetas
As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

As plaquetas são parte do sangue de todos os humanos. A contagem normal varia de 150.000 a 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. Elas ajudam na coagulação do sangue quando uma pessoa se machuca. Quando a contagem de plaquetas fica muito baixa, essa habilidade é reduzida e isso pode causar sangramento excessivo até mesmo sem a ocorrência de uma lesão. É possível aumentar a contagem de plaquetas com uma mudança na dieta e evitando certos suplementos afinadores do sangue.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Antes de começar qualquer tratamento, consulte um médico para determinar o que causou a baixa contagem de plaquetas. Algumas condições, como a gravidez, podem não exigir qualquer tratamento, já que essa diminuição no número das células é temporária. Doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou lúpus, podem ter outros sintomas que também precisam ser administrados. A septicemia também causa uma queda temporária na contagem de plaquetas, e uma mudança na dieta ajudará a aumentar o número de células rapidamente. Tratamentos de doenças mais sérias, como o câncer, podem reduzir a contagem das plaquetas também de forma temporária, mas grave.

Suplementos

Procure um médico para garantir que quaisquer suplementos naturais tomados não interfiram nas medicações prescritas para outras condições. Alguns desses suplementos não devem ser tomados juntos, então dê uma lista completa de todos eles a um profissional qualificado, como um dietista ou nutricionista, para uma revisão. Evite quaisquer suplementos que afinem o sangue, como vitamina E, óleo de peixe ou gingko. Tome um multivitamínico diariamente para melhorar sua saúde geral. Não existem suplementos que tenham mostrado aumento das plaquetas especificamente em todas as pessoas. Consulte um médico antes de acrescentar quaisquer suplementos a sua dieta.

Dieta

O que é comido ou não pode afetar a contagem de plaquetas pelo nível de inflamação que causa. O uso da dieta para aumentar o número de células envolve tanto eliminar certos alimentos quanto adicionar alguns novos. Elimine o açúcar de mesa e molhos industrializados, como xarope de milho rico em frutose. Esses itens podem causar uma inflamação no sistema imunológico. Pare de comer grãos refinados e alimentos industrializados como pão branco, arroz branco e refeições congeladas. Elimine quaisquer alimentos aos quais você seja sensível. Eles podem incluir laticínios, aditivos, conservantes e corantes alimentares. A sensibilidade a certos alimentos pode fazer com que o sistema imunológico reaja e, assim, reduza a contagem de plaquetas.

Acrescente frutas e vegetais crus para substituir os lanches industrializados que foram eliminados. O ômega 3 ajuda o sistema imunológico e é encontrado em alimentos como salmão e linhaça. Tomates têm antioxidantes que não são encontrados em muitos outros alimentos, além da vitamina C e do potássio. Frutas como framboesas, mirtilo e amoras contêm fitonutrientes que permitem que o corpo produza plaquetas de forma mais eficaz.

Trabalhe com um médico e um nutricionista para desenvolver uma dieta que seja mais eficaz levando em conta a causa específica da baixa contagem de plaquetas e quaisquer outros fatores contribuintes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível