Como medir um campo eletromagnético

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como medir um campo eletromagnético
Altos níveis de campos eletromagnéticos podem ser prejudiciais para a saúde (Creatas/Creatas/Getty Images)

A eletricidade é parte de nossas vidas cotidianas, mas ela também pode devastar nossa saúde? Quando crianças, todos nós fomos advertidos ​​sobre brincar em torno de linhas de energia, mas podem esses mesmos níveis de campo eletromagnético estar em nossas próprias casas? A resposta é sim, eles podem estar. Qualquer coisa elétrica em sua casa emite um determinado campo eletromagnético; no entanto, se sua casa tiver fiação incorreta ou um aparelho começando a quebrar, níveis acima do normal podem ocorrer. Saber como medir o campo eletromagnético e identificar algumas das causas mais comuns de sua alta presença em casa é importante para a sua saúde.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Medidor de campo eletromagnético

Lista completaMinimizar

Instruções

    Meça o campo eletromagnético em sua casa

  1. 1

    Compre um medidor de campo eletromagnético, também conhecido como gaussímetro. Eles podem ser encontrados on-line com preços entre R$ 60,00 e R$ 600,00. Você, idealmente, desejará comprar um que seja de "frequência ponderada".

  2. 2

    Ligue o medidor de campo eletromagnético e segure-o próximo de seus dispositivos elétricos. À medida em que se aproximar do dispositivo, você notará um aumento na leitura.

  3. 3

    Conduza o medidor ao longo de fios elétricos expostos, como no teto do porão, para determinar se há uma fuga de campo eletromagnético em algum lugar. O padrão de segurança para exposição a campo eletromagnético é avaliado em não mais que 1 mG. De acordo com esse padrão, qualquer coisa que emita um campo eletromagnético maior do que esse é considerada potencialmente perigosa. No entanto, esse é um ponto de debate, tendo em vista que algumas organizações classificam o limite de segurança como não superior a 0,5 mG, enquanto outras acreditam que se estiver abaixo de 3 mG, é considerado seguro.

    Fontes de campo eletromagnético em sua casa

  1. 1

    Os cobertores de aquecimento elétrico emitem um campo eletromagnético mesmo quando não estão ligados. Dormir sob um deles coloca seu corpo em estreita proximidade com o campo eletromagnético emitido e poderá resultar em potenciais problemas de saúde. Alguns estudos indicam que o campo electromagnético produzido por um cobertor de aquecimento elétrico pode causar abortos espontâneos e leucemia infantil.

  2. 2

    Os secadores de cabelo podem produzir um campo eletromagnético incrivelmente alto, às vezes tão alto quanto 400 mG. Muitos profissionais recomendam que secadores de cabelo não sejam usados em crianças, que ainda estão em fase de desenvolvimento.

  3. 3

    Alguns telefones emitem um alto campo eletromagnético e outros não. Use o medidor para determinar se a marca do seu telefone está dentro das diretrizes seguras.

  4. 4

    Se dormir a 90 centímetros de um relógio elétrico, você estará sob linhas de energia. Um relógio elétrico pode irradiar um campo eletromagnético de até 10 mG a 90 centímetros de distância. Recomenda-se que ele e outros dispositivos elétricos fiquem a pelo menos 1,80 m de sua cama.

    Limitar sua exposição ao campo eletromagnético

  1. 1

    Coloque em prática técnicas de conservação de energia, como desconectar itens elétricos que não estejam em uso.

  2. 2

    Sente-se a pelo menos 1,80 m de distância do aparelho de televisão e reorganize sua casa ou escritório de forma que você nunca esteja muito perto de um aparelho. Tente acomodar seus eletrodomésticos, TVs e computadores contra as paredes externas, de modo que o campo eletromagnético que eles produzem não se espalhe para uma sala adjacente.

  3. 3

    Os relógios analógicos de pulso também emitem um campo eletromagnético bastante elevado, que pulsa à direita do mediano de acupuntura de quem os usa. Terapeutas holísticos acreditam que isso pode afetar o "Chi" de uma pessoa.

  4. 4

    Se você utilizar um medidor e determinar que a fiação de sua casa é a principal causa do campo eletromagnético, contrate um eletricista qualificado para verificá-la e corrigi-la.

Dicas & Advertências

  • Altos níveis de campos eletromagnéticos podem causar náuseas, erupções cutâneas, fadiga, dores de cabeça, esquecimento, paranoia e outras condições mais graves, como leucemia, tumores cerebrais, defeitos de nascença e câncer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível