Como modificar um programa de exercícios quando se está grávida

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fabrício scaramello
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Como modificar um programa de exercícios quando se está grávida
Exercícios na gravidez (Getty Images/Photodisc/Getty Images)

Como modificar um programa de exercícios quando se está grávida. Noções antigas sobre a quantidade de atividade que mulheres poderiam suportar enquanto grávidas estão sendo constantemente reavaliadas. Atualmente, a maioria dos especialistas concorda que se manter em forma na gravidez ajuda a prevenir complicações, acelera o trabalho de parto e melhora a recuperação pós-natal. No entanto, nem todos exercícios são seguros para gestantes, então é importante modificar seu programa de atividades físicas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

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    Modifique sua rotina cardiovascular para evitar movimentos de grande impacto. Se você faz exercícios aeróbios de grande impacto ou corre para sua rotina cardiovascular, troque para exercícios aeróbicos com menos impacto, caminhadas mais rápidas ou treinamento elíptico. É bom evitar qualquer movimento que irá incomodar o bebê. Correr sem sair do lugar na água é um excelente exercício de pouco impacto.

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    Mude exercícios abdominais no chão para uma bola de estabilidade. Deitar de costas no chão depois do primeiro trimestre pode restringir o fluxo de sangue e causar tontura, náusea e falta de ar. Uma bola de estabilidade fornece um amortecedor para a espinha, assim como um maior alcance de movimento.

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    Use uma bola de estabilidade para modificar os agachamentos. Mais tarde na gravidez, quando o equilíbrio se tornar um problema, usar uma bola de estabilidade entre suas costas e uma parede pode ajudar a apoiar o seu corpo enquanto estiver se agachando. A bola abaixa à medida que seu corpo abaixa.

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    Evite exercícios que exijam que você descanse sobre seu estômago ou peitoral. Eles podem ser modificados para prevenir compressão do torso. Por exemplo, ao invés de usar uma máquina de musculação, fique de quatro e faça um levantamento de pernas.

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    Ajuste a frequência do seu programa de exercício à medida que sua resistência for diminuindo. Nos meses finais da gravidez, o peso extra pode diminuir sua habilidade de se exercitar tanto. Não force sua resistência além do nível que seu corpo pode aguentar.

Dicas & Advertências

  • Beba líquidos antes, durante e depois dos exercícios para evitar desidratação, que pode causar sérios problemas para sua gravidez.
  • Fale com seu médico antes de começar qualquer exercício quando estiver grávida. Algumas doenças exclusivas à gravidez porem fazer com que exercitar seja contraindicado. Preste atenção à temperatura de seu corpo enquanto se exercita. Gestantes tem mais probabilidade de superaquecimento enquanto se exercita por causa das oscilações hormonais, o que pode ser perigoso para o bebê. Se você ficar muito quente, pare de se exercitar. Não faça mais do que seu corpo pode aguentar. Não espere ser capaz de se exercitar tanto quanto antes da gravidez. Pare se sentir que algo está errado.

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