Moralidade & valores na sala de aula

Escrito por christine maddox martorana | Traduzido por eliseu cesario
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Moralidade & valores na sala de aula
Os livros usados em sala de aula podem promover o crescimento moral. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Educadores têm duas responsabilidades principais. Uma, e a mais óbvia, é a de ensinar um determinado currículo para seus alunos. A outra responsabilidade, uma que educadores podem não considerar de imediato, é a de guiar seus alunos para o desenvolvimento moral. Os alunos passam una parte considerável de suas vidas em sala de aula e, assim, moralidade e valores reforçados na sala de aula neste tempo se tornarão parte de seu caráter.

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Empatia

Empatia, a habilidade de se ligar aos sentimentos do outro, é um importante valor para os alunos aprenderem e experimentar. Um artigo de março de 2010 no "Jornal da Educação Moral" aponta o papel que animais em sala de aula desempenham para ensinar empatia aos alunos.Quando os alunos têm um mascote na sala, aprendem a se relacionar com ele, a aumentar suas responsabilidades, desenvolver-se e crescer. No estudo, professores falaram de alunos mostrando empatia ao cuidar de de mascotes doentes, trazendo-lhes guloseimas de surpresa, tratando-os com carinho e respeito todo o tempo.

Moralidade sem rótulos

Em setembro de 2009, o "Jornal de Estudos de Gênero" explicou como a visão social tradicional do discurso moral masculino separado do feminino deveria mudar para um discurso sem referências de gênero. De acordo com o estudo, o discurso moral não depende de gênero, pois é influenciado por experiências familiares, culturas e da comunidade. Educadores devem ser cuidadosos para não promover uma moralidade específica para determinado gênero (como garotos sentem de um jeito, garotas de outro).

Regras conflitantes na sala de aula

As regras da classe não podem conflitar com a moralidade da classe. Um artigo de março de 2006 no "Jornal da Educação Moral" discutiu como regras comuns de sala de aula como ficar quieto ou sentado não deveriam ser reforçadas durante períodos de trabalho cooperativo e colaborativo. Se os alunos são repetidamente advertidos para ficarem quietos e sentados quando estão tentando ajudar e trabalhar com outros alunos, seu crescimento moral ficará confuso. Portanto, educadores devem criar e reforçar regras na sala de aula para complementar a moralidade.

Livros morais

Livros podem ser ferramentas úteis para introduzir a moralidade na sala de aula. De acordo com um artigo de agosto de 2006 em "Desenvolvimento e cuidados de crianças pequenas", livros cuidadosamente selecionados em sala de aula podem incentivar o desenvolvimento moral dos alunos e discussões entre eles e os professores. Pesquisas mostram que a leitura individualizada entre professor e alunos melhora a auto-estima e dá o apoio que os alunos precisam para lidar com dilemas morais. Os educadores devem selecionar livros que promovam a moralidade diretamente aos alunos em sua sala de aula especificamente. Por exemplo, se os alunos estão tendo dificuldades para compartilhar materiais didáticos, a classe poderia se revezar para ler e discutir um livro.

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