Música e ritmo no desenvolvimento durante a primeira infância

Escrito por kate leighs | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Música e ritmo no desenvolvimento durante a primeira infância
Algumas mães expõem seus filhos à música mesmo antes do nascimento (music for you image by Patrizier-Design from Fotolia.com)

A música é um aspecto vital da vida cotidiana. Desde a infância, crianças são expostas a ritmos e canções por adultos ou através da interação com o ambiente. A musicalidade é valiosa por si só e possui numerosos benefícios para todos, mas ritmo e música podem ser especialmente benéficos para o desenvolvimento durante os primeiros anos da criança.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Experiências musicais e rítmicas frequentemente são as primeiras formas de comunicação em vida. Pediatras recomendam batidas ou balanços rítmicos para tranquilizar e colocar para dormir crianças inquietas. Em um relatório patrocinado pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos, Bruce O. Boston sugere que cantigas de ninar "comunicam o amor do adulto e experiências de alegria e deleite, ensinando que o mundo é um lugar prazeroso e excitante".

Crianças aprendem sobre e através da música de várias formas quando são muito novas. A educação musical informal acontece através de experiências de vida, como aprender a cantar ou brincar com brinquedos musicais. Os adultos também podem cultivar o apreço pela música através do exemplo: crianças que veem adultos criando ou ouvindo música provavelmente crescerão apreciando-a também.

Benefícios

Além de incentivar a comunicação, música e ritmo são fonte de autoexpressão desde a primeira infância -- crianças muitos novas descobrem o prazer de criar ritmos ao bater em objetos da casa com suas mãos e pés. À medida que os bebês começam a usar a voz, aprendem rapidamente a experimentar a criação de sons diversos.

Experiências musicais e rítmicas também favorecem o desenvolvimento físico. Durante a primeira infância, muitas habilidades motoras estão desenvolvendo-se rapidamente; música e ritmo são utilizados (em conjunto ou separadamente) para ajudar as crianças a trotar, saltar, apressar o passo ou aumentar a coordenação motora fina. As crianças podem ser inspiradas a dançar ou utilizar seus corpos de novas formas -- o que aumenta a coordenação -- apenas pelo ato de ouvir música.

Música e ritmo no desenvolvimento durante a primeira infância
Compartilhar músicas pode melhorar a comunicação, autoexpressão e desenvolvimento físico (dancing little girl image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Teorias

Especialistas teorizam que o conhecimento musical pode afetar de maneira direta outras habilidades, como a linguagem, cognição ou atuação nos esportes e escola.

O Dr. Howard Gardner popularizou a teoria das inteligências múltiplas em 1983. Ele acreditava que a inteligência musical é tão válida quanto outras formas de inteligência e que a música pode ser uma forma de aprender a respeito do mundo.

De acordo com a Foundation for Universal Music Literacy ("Fundação para a instrução musical universal", em português), muitos pesquisadores afirmam que a música pode influenciar profundamente uma variedade de outras habilidades. Numerosos estudos sugerem que há uma relação entre ouvir ou tocar música e melhores notas e compreensão de conceitos acadêmicos.

O efeito Mozart

Pesquisas sobre a relação entre música e desenvolvimento levaram a uma teoria chamada "efeito Mozart", termo originado de um estudo que mostra a ligação entre ouvir músicas de Mozart e um aumento na função cerebral em estudantes.

Com o passar do tempo, o efeito Mozart tem sido usado para referir-se a uma relação mais genérica entre música e inteligência. Muitas pessoas acreditam que a música as torna mais inteligentes; essa crença é confirmada quando tanto pesquisadores quanto pais discutem que a educação musical é importante por seu efeito na atuação das crianças nos esportes ou na escola.

Crianças com necessidades especiais

Crianças com necessidades especiais podem beneficiar-se do aprendizado de ritmos e músicas -- jogos podem ajudar as crianças a aprender e reter informações e habilidades. Crianças com habilidades típicas desenvolvem habilidades motoras através de jogos musicais; o mesmo pode ser dito a respeito de crianças com algum tipo de deficiência. Todas as crianças podem beneficiar-se de experiências em grupo envolvendo música, pois promovem o desenvolvimento social e comunicação.

Música e ritmo no desenvolvimento durante a primeira infância
Ritmo e música são importantes para o desenvolvimento infantil (joy in the meadow image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível