Conhecimento

Como obter o máximo de uma sala de aula pequena do pré-escolar

Escrito por kimberly turtenwald | Traduzido por daniela hadzhinachev
Como obter o máximo de uma sala de aula pequena do pré-escolar

Uma organização apropriada pode deixar uma pequena sala com aparência mais larga

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Uma classe de pré-escolar geralmente requer muitos objetos: incluindo cadeiras, prateleiras e jogos interativos. Todos esses itens necessitam de um espaço amplo, permitindo o seu uso efetivo pelas crianças. Todavia, se você tem uma sala de aula pequena, é preciso encontrar lugar para os materiais necessários à turma. Você também tem ainda que arrumá-los de uma maneira que deixe o ambiente adequado para um aprendizado saudável.

Outras pessoas estão lendo

Assentos

Algumas sala do pré-escolar usam mesas e cadeiras como assentos para os alunos. Se você tiver uma sala de aula pequena, considere utilizar essas peças ao invés de filas de bancas individuais. Posicione as mesas no meio da sala com cadeiras ao redor delas. Se precisar de espaço extra, junte as mesas alinhadas em grupos e distribua as cadeiras em volta. Criar um espaço para sentar no chão também é importante para momentos de leitura e outras atividades pré-escolares. Separe uma área no canto da sala para esses fins.

Depósito

Quando um espaço é limitado, armazenagem e organização ficam ainda mais importantes. Utilize estantes de depósito, ao longo das bordas da sala de aula. Guarde materiais de arte, mapas de avaliação, roupas de inverno, papel, objetos para escrita e outros artigos. Essas peças de armazenamento funcionam bem pois permitem que você maximize o espaço vertical, assim como também o espaço no chão. Use prateleiras nas paredes para guardar livros e outros objetos, tais como bichos de pelúcia e brinquedos maiores que não cabem nos cestos.

Atividades

As brincadeiras são uma parte crítica de uma sala de aula de pré-escolar. Por causa disso, você precisa oferecer áreas de atividades tais como: uma cozinha de brinquedo, uma mesa de areia e água, entre outros. Reserve um canto inteiro de sua sala para essas ocasiões. Organize-os de tal maneira que essa área fique separada do resto da sala. Isso dará aos alunos a impressão de que realmente estão em um local diferente. Por exemplo, se você usar uma cozinha de brinquedo, posicione o fundo para a sala de aula - assim as crianção brincarão entre a cozinha e a parede da classe.

Outros espaços

Locais abertos oferecem aos seus alunos um espaço pleno para que eles desenvolvam suas imaginações - o que é um importante aspecto nessa fase escolar. Criar essas áreas abertas pode ser mais difícil numa sala de aula pequena. Arrume o máximo de móveis possíveis contra a parede. As mesas a cadeiras ficam melhores no centro da sala, mas muitos outros mobiliários podem ser afastados (Tais como prateleiras e centrais de atividades). Quanto mais espaço você conseguir abrir, melhor será para que as crianças deixem voar a imaginação.

Quadros de avisos

Faça pleno uso de quadros de avisos para exibir trabalhos de arte e oferecer informações aos alunos. Você também pode até utilizá-los para substituir cavaletes. Ao invés de posicionar um cavalete em seus locais abertos, basta apenas prender um papel no quadro de aviso e deixar que a criança crie seus projetos sobre ele. Isso irá economizar espaço e permitir um uso criativo da sala de aula.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media