Como organizar um departamento de engenharia industrial

Escrito por roy sylvan | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como organizar um departamento de engenharia industrial
Engenheiros industriais usar ferramentas da ciência e da matemática para projetar organizações de trabalho eficientes e eficazes. (Felipe Dupouy/Lifesize/Getty Images)

A engenharia industrial tenta aperfeiçoar como um sistema, processo ou organização funciona utilizando uma abordagem metódica baseada principalmente na análise matemática. Os engenheiros industriais concentram-se em funções como a gestão da cadeia de fornecedores, design de produção, mão de obra e análise de custos, ergonomia, análise de mercado, projeto de sistemas, instalações e planejamento de montagem e análise de utilização de recursos. O objetivo é desenvolver sistemas eficientes e eficazes na produção de produtos e serviços com pouco ou nenhum desperdício de tempo, dinheiro, materiais, energia ou outros recursos. Os sistemas devem identificar lacunas, ineficiências, sobreposições e oportunidades.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Examine a estrutura na qual o seu departamento de engenharia industrial irá funcionar. Determine se ele será (1) uma organização independente, autônoma, (2) uma unidade dentro de uma grande empresa que oferece uma variedade de produtos e serviços para o público em geral, ou (3) parte integrante de uma empresa que serve outras empresas. Determine as atividades que o seu departamento realizará com base na estrutura onde funcionará.

  2. 2

    Determine o modelo de organização mais eficaz para as atividades que você deverá realizar. Há muitos modelos organizacionais, mas a maioria se enquadra em um dos três padrões. O tipo convencional tem um líder ou grupo controlador que dirige uma variedade de unidades, compostas de colaboradores que realizam a mesma atividade. Nesse modelo, é possível ter unidades de engenharia com foco em atividades como fabricação, transporte, recursos humanos, contabilidade e cadeia de fornecedores. O modelo de projeto é organizado em torno de projetos que requerem pessoal com competências diferentes. Essas unidades possuem funcionários que trabalham juntos sob um gerente de unidade que, no modelo anterior, estaria em unidades independentes reportando-se à diferentes supervisores. Um terceiro modelo, o híbrido, é similar ao modelo de projeto, mas recebe serviços de unidades distintas como recursos humanos, jurídica, gestão de risco e contabilidade que estão organizadas como parte de um modelo de negócio comum.

  3. 3

    Procure o aconselhamento de colaboradores experientes sobre o plano que você imagina. Ouça com atenção os problemas que apontam e trabalhe em conjunto com eles para fazer as modificações. Prepare um relatório que descreva o que você aprendeu e indique por que o seu plano organizacional tem maior probabilidade de sucesso. Descreva a missão e como o seu plano é mais adequado à ela em termos de finanças, de pessoal e de utilização de recursos e marketing.

  4. 4

    Apresente as suas ideias de organização para o seu departamento de engenharia industrial ao responsável pela decisão. Indique como pretende monitorar a eficácia do departamento e o passo a passo para a implementação da organização departamental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível