Ótimos instrumentalistas dos anos 70 e 80

Escrito por ebony haywood | Traduzido por paloma nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ótimos instrumentalistas dos anos 70 e 80
Os sucessos instrumentais dos anos 70 e 80 mostraram uma nova tendência (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

As músicas instrumentais dos anos 70 e 80 estão repletas com elementos da disco, do funk e do hip-hop, e são bem diferentes dos sucessos dos anos 50 e 60. A década de 70 viu o nascimento de um novo gênero – a música eletrônica. Nos anos 80, o som sintetizado dominou as rádios. Já havia se passado a época das orquestras tradicionais; as tradições das orquestras se misturavam com as tradições do rock. As guitarras elétricas com pedais de wah-wah, teclados elétricos e sintetizadores eram o principal nos arranjos sinfônicos.

Outras pessoas estão lendo

"Love's Theme", Love Unlimited Orchestra de Barry White

O som distinto e às vezes cômico do pedal de wah-wah dá a "Love's Theme" um sabor da música disco. A música foi lançada pela 20th Century em 1973 e, em 1974, foi a número um da lista das Top 40 da Billboard. É uma peça orquestral completa, com instrumentos de corda que complementam a melodia. "Love's Theme" lançou o movimento da música disco, que explodiu por volta de 1975. Desde que foi lançada, artistas como Andy Williams gravaram versões cantadas da música.

"Axel F", de Harold Faltermeyer

"Axel F" é a música de abertura da comédia "Beverly Hills Cop", de 1985, estrelando Eddie Murphy. O compositor, Harold Faltermeyer, que compôs as músicas do filme "Thief of Hearts", de 1984, gravou esta música usando cinco instrumentos eletrônicos, o mais notável sendo o sintetizador Moog. A música foi um sucesso de synthpop e, em 1984, ficou em número três das Top 100 da Billboard. A trilha sonora de vários programas de TV, filmes e jogos foi feita por Axel F. Em 2009, uma música apareceu no filme animado "Monstros vs Aliens". Artistas como Hyper Crush gravaram o hino dos anos 80 e, em 2005, a banda fictícia Crazy Frog fez um cover da música.

"Rockit", de Herbie Hancock

A música "Rockit" foi lançada em 1983. O mestre do toca discos, GrandMixer D.ST e o produtor/baixista Bill Laswell deram um toque de hip-hop ao jazz de Hancock. "Rockit" foi a primeira música com "scratch", uma técnica usada para manipular o toca discos, o que resulta em um efeito de arranhão. Os toca discos viraram desde então um instrumento padrão para o hip-hop. O clipe de "Rockit" ganhou cinco MTV Music Awards, incluindo na categoria de Clipe Mais Experimental, Melhor Conceito e Melhores Efeitos Especiais.

"Gonna Fly Now (Tema de Rocky)", de Bill Conti

"Gonna Fly Now" é uma mistura perfeita de cordas melódicas, cornetas heroicas, guitarras de rock e baterias vibrantes. É difícil ouvir esta música e não imaginar o Sylvester Stallone como o boxeador Rocky Balboa, subindo e descendo os degraus do Museu de Arte de Filadélfia. O prolífico compositor para TV e filmes, Bill Conti, escreveu a música para o clássico de 1973, "Rocky"; ela se tornou uma música inspiradora, simbolizando a coragem e a força.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível