Como parar de pensar demais e deixar a ansiedade de lado

Escrito por jennifer m. brown | Traduzido por laila teixeira
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Como parar de pensar demais e deixar a ansiedade de lado
Algumas vezes, as preocupações podem oprimi-lo (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

O estresse é um fato da vida. Todo mundo passa por situações estressantes, como relacionamentos desgastantes, empregos chatos ou preocupações financeiras. Geralmente essas preocupações vêm e vão, mas, em alguns casos, perduram, tornando-se opressoras e consumindo todos os seus pensamentos. Quando isso acontece, sabe-se que o estresse alcançou níveis não saudáveis e que é necessário fazer algo para acalmar a mente. Seguindo algumas técnicas simples, você poderá parar de pensar demais e deixar a ansiedade de lado.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Respire fundo. A respiração diafragmática é uma excelente forma de acalmar todo o sistema nervoso. Deite-se e coloque as mãos sobre a barriga. Feche os olhos. Enquanto você inspira longa e profundamente, sinta seu abdômen levantar-se. A expiração deve ser igualmente longa e você sentirá sua barriga voltar para o lugar. Repita o exercício durante, pelo menos, cinco minutos.

  2. 2

    Faça uma aula de ioga. A ioga é um antigo sistema indiano criado para acalmar a mente. Essas aulas são uma combinação de exercícios de alongamento, fortalecimento e de respiração, que deixam o aluno mais focado e calmo. Caso nenhuma academia na sua região ofereça aulas de ioga, saiba que há muitas vídeo aulas, para que você pratique essa técnica em casa.

  3. 3

    Saia e exercite-se. Experimente correr ou ir a uma academia. Atividades físicas bombeiam o sangue e liberam endorfinas no cérebro, que melhoram o humor. De acordo com o Centers for Disease Control, adultos devem dedicar 2 horas e 30 minutos por semana a atividades aeróbicas de intensidade moderada e fazer musculação duas vezes por semana.

  4. 4

    Escreva sobre o que está o deixando ansioso. Coloque seus pensamentos no papel. Deixe que seu texto seja um espelho da sua consciência -- não se preocupe com gramática ou ortografia. Apenas despeje seus sentimentos no texto. Quando escrever, também está colocando seus pensamentos em perspectiva, o que pode deixá-lo menos preocupado.

  5. 5

    Durma bastante. A ansiedade e a falta de sono podem formar um círculo vicioso, já que uma mente hiperativa não consegue adormecer e a falta de sono alimenta mentes hiperativas. Se tiver dificuldades para dormir, tente tomar um banho quente ou beber uma xícara de chá, antes de deitar.

Dicas & Advertências

  • Se a ansiedade persistir após você ter experimentado todas essas técnicas ou caso ela esteja atrapalhando a sua vida, considere procurar ajudar profissional.

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