on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Passos para abrir uma sorveteria e cafeteria em uma cidade pequena

Atualizado em 17 abril, 2017

Os procedimentos para abrir um estabelecimento como uma sorveteria ou cafeteria em cidades pequenas é o mesmo que para cidades grandes. Você deve encontrar um nicho exclusivo para a loja, que atenda as necessidades da maioria dos moradores da cidade. Você pode conseguir essas informações através de pesquisas com amigos, parentes e vizinhos.

Instruções

Com planejamento cuidadoso e boas pesquisas, você irá abrir uma cafeteria de sucesso (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Desenvolva uma ideia original para a sua sorveteria. Por exemplo, se você deseja abrir uma loja especializada apenas em sorvetes naturais, feitos de frutas, legumes e ervas, pesquise sobre essa possibilidade e descubra se já existem outras sorveterias desse estilo na sua região. Se não existirem, prepare algumas amostras de seus sorvetes e distribua entre amigos, conhecidos da igreja parentes e alunos de escolas e faculdades da cidade.

    Loading...
  2. Faça um plano de negócios. Deixe claro o porquê de sua sorveteria e cafeteria se destacar da concorrência, a quantidade de dinheiro que você precisará para abrir a loja, quem serão os seus parceiros de negócios e quais serão as suas responsabilidades, como você pretende divulgar o negócio e quais são os planos de ampliação para a loja no futuro.

  3. Procure investimentos para a loja. Visite entidades que apoiam pequenos empresários, como o SEBRAE e se encontre com um representante para discutir possibilidades de empréstimos que você pode pegar. Se a cidade não tem SEBRAE, visite os bancos em sua cidade e pergunte sobre os empréstimos que eles oferecem para empreendedores e como você pode consegui-los. Se possível, tente um pequeno empréstimo com um parente, e peça-lhe para escrever o contrato que você irá assinar. Pague o empréstimo o mais rápido que puder para não criar nenhuma tensão entre você e esse familiar.

  4. Procure por funcionários qualificados. Contrate pessoas em quem você possa confiar, que tenham alguns anos de experiência e interesse em seguir carreira no ramo de alimentos. Comece contratando parentes e amigos, e depois coloque anúncios de vagas no jornal local e em revistas. Também poste o anúncio em sites de emprego que abranjam a sua região.

  5. Divulgue o novo estabelecimento. Promova um dia para distribuir sorvete para a comunidade, em uma praça ou outro local público. Distribua panfletos que contenham informações detalhadas sobre a nova loja e que informem a data, horário e local do evento de sorvete grátis. No evento, distribua cartões de fidelidade aos clientes potenciais. Faça alguns jogos para divertir as crianças que comparecerem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...