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Como perder o medo de altura

O medo de altura, chamado pelos profissionais de acrofobia, é uma das formas mais comuns de fobia, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Considerado um tipo de transtorno de ansiedade, ele causa sintomas como tremores e palpitações diante da exposição a lugares altos. Mas a acrofobia tem tratamento e pode ser aliviada por alguns procedimentos simples, como os descritos abaixo.

O medo de altura é considerado um tipo de transtorno de ansiedade (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Aceite o medo

O medo é um sentimento normal na vida de todos os seres humanos, pois tem a função evolutiva extremamente importante de alertar e precaver contra perigos -- tanto os reais quanto os imaginários. Por isso, livrar-se totalmente dele não é possível. A melhor forma de agir, portanto, é aprender a conviver com o medo, sem deixá-lo atrapalhar a vida. Lembre sempre, quando ele aparecer, que é apenas uma sensação, que não corresponde à realidade e que não impede, na verdade, ninguém de fazer nada. Em boa parte das situações da vida cotidiana, estamos com medo e isso não chega a ser um grande obstáculo. É possível ficar em um prédio alto ou subir uma escada mesmo tendo medo de fazê-lo.

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Foque no comportamento

O maior problema da acrofobia e das fobias em geral é o comportamento que decorre deles. Sentir medo é normal e os seres humanos estão acostumados a isso. O problema é quando, por medo, alguém deixa de fazer coisas significativas na vida. Assim, o mais importante não é perder o medo, mas não deixar que ele interfira na vida. Sempre que estiver prestes a ter um ataque de medo, lembre-se de que é apenas seu corpo tendo uma reação natural; tente observar o que sente, o que está acontecendo no seu corpo, o que se passa na sua cabeça e como se estivesse assistindo à cena acontecendo de fora -- e faça o que tem vontade de fazer, e não o que o medo o força a fazer.

A exposição gradual

Uma das técnicas mais usadas pelos psicólogos para lidar com fobias é a exposição. Quando é exposta àquilo que teme várias vezes, em vez de evitá-lo, a pessoa aos poucos percebe que não há nenhum perigo real ali. De início, apenas imagine-se em um lugar alto. Quando a ansiedade aparecer, tente apenas observá-la e acostumar-se com ela, de preferência praticando uma técnica de relaxamento ou meditação (ver abaixo). Depois, comece a ver fotografias de lugares altos e aumente gradualmente o nível de exposição ao que teme, sempre aceitando o medo, prestando atenção às suas sensações e concentrando-se no comportamento.

A intenção paradoxal

Uma técnica eficaz para lidar com as fobias é a da intenção paradoxal, desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl. Ela consiste em desejar exatamente aquilo que se teme, o que acaba quebrando o ciclo da ansiedade. É importante que a intenção seja sempre formulada com exagero e humor, para que funcione. Por exemplo, se tiver medo de subir em um prédio alto, você pode dizer a si mesmo: "Hoje eu vou me espatifar no chão! Vou ser irresistivelmente atraído para a janela, pular e morrer! Já era pra mim!". O importante é quebrar o ciclo do medo.

Relaxamento e meditação

Técnicas de relaxamento e meditação, como a respiração profunda e a mindfulness, podem ajudar muito no combate aos sintomas da acrofobia. Você pode, por exemplo, fazer uma "inspeção corporal": descrever mentalmente tudo o que está acontecendo no seu corpo, tudo o que está sentindo e pensando no momento, como se fosse um observador exterior. Aprenda uma dessas técnicas, pratique-a regularmente e empregue-a durante a exposição, quando os sintomas aparecerem.

Medicamentos

Beta-bloqueadores e medicamentos para ansiedade podem ser usados no tratamento da acrofobia, mas sua eficácia normalmente é temporária e eles prejudicam a execução de outras técnicas terapêuticas, como a exposição.

Ajuda profissional

A acrofobia tem tratamento e pode ser superada. Se nenhuma das técnicas descritas nem a combinação delas aliviar o seu problema, procure um psicólogo.

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Referências

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