Como permanecer calmo e confiante durante uma prova

Escrito por w.d. johnson | Traduzido por débora sousa
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Como permanecer calmo e confiante durante uma prova
As formas de ansiedade pré-prova variam de sentimentos de terror a um medo paralizante (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Provas são estressantes por natureza, mas superar a ansiedade é uma obrigação para obter o desempenho máximo. Sentimentos estressantes durante a preparação para as provas podem tornar difícil para um aluno pensar com clareza o suficiente para compreender, reter e recordar informações necessárias para se sair bem, não importa o quão bem preparado ele esteja. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas antes e durante a prova para ajudar a acalmar os nervos e manter a confiança.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Prepare-se da melhor maneira possível e com antecedência. Deixar tudo para a última hora nunca fará você se sentir tão preparado como poderia estar, tornando inevitável que você sinta um certo grau de dúvida sobre seu desempenho. Quanto melhor você souber a matéria com antecedência, menos ansiedade sentirá no dia da prova. Por isso, mantenha um horário de estudo diligente que lhe permita revisar todos os conceitos pelo menos duas vezes antes da prova. A noite anterior deve ser divertida ou relaxante para ajudar a estabilizar suas emoções antes do teste.

  2. 2

    Durma por oito a dez horas na noite anterior à prova para garantir que sua mente estará alerta e enérgica o suficiente para os longos períodos de concentração que o teste exigirá.

  3. 3

    Para o café da manhã, escolha alimentos bons para o cérebro, ao invés de besteiras ricas em açúcar que só fornecerão curtos estímulos de energia e falhas subsequentes. Alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos ajudam a manter o cérebro alerta e focado durante toda a prova.

  4. 4

    Considere o pior que poderia acontecer se você não se sair bem no seu teste. Perceba que nenhum potencial resultado justifica o medo extremo que você está sentindo. Uma nota baixa não significa que você é um fracasso, que não terá mais uma oportunidade para o sucesso, que seus pais vão parar de amá-lo e assim por diante.

  5. 5

    Entenda que não se pode fazer mais nada além de fazer seu melhor. Não pense mais sobre os piores cenários e concentre-se em fazer tudo ao seu alcance para garantir que eles não virão a ser concretizados.

  6. 6

    Visualize o sucesso ao invés do fracasso. Coloque em sua mente nos dias anteriores à prova o que você ganhará se se sair bem. Visualize-se recebendo seu teste com uma pontuação máxima.

  7. 7

    Faça uma pausa para respirar lenta e profundamente sempre que surgirem pensamentos negativos – antes e durante o dia da prova. Separe cinco segundos para inspirar e mais cinco para expirar. Repita esse processo até se acalmar. Faça isso até mesmo durante a prova, se necessário.

  8. 8

    Repita um mantra mental positivo, como "Eu consigo fazer isso" ou "Eu sei essa matéria", para acabar com todos os pensamentos negativos ou ansiedade que possam surgir. Pratique capturar pensamentos negativos no momento em que surgirem e imediatamente combatê-los com seu mantra para criar um hábito de manter um fluxo de pensamentos positivos.

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