on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como planejar e realizar um workshop

Atualizado em 17 abril, 2017

Os workshops são poderosos métodos de demonstrar a sua expertise em um determinado assunto. Para que sejam bem sucedidos, essas reuniões de treinamento precisam ter um foco principal. O objetivo deve ser a captação da atenção do público para que realizem determinada tarefa em razão de algum tema. Logan Christopher, instrutor e especialista em palestras, aponta que a proposta de um workshop deve ser a realização de um trabalho, ao contrário das palestras, que demandam que o público tome notas do que é dito. Planeje o evento adequadamente para que seja um sucesso.

Instruções

É necessária muita preparação para planejar um bom workshop (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha um tópico e escreva um esboço a respeito do assunto que você deseja trabalhar durante o workshop. Faça uma breve exposição do tema. Planeje realizar pequenas sessões depois de dar aos seus alunos a oportunidade de discutir o material introduzido em pequenos grupos. Atribua a cada esquipe um problema, que deverá ser resolvido de acordo com o tema.

    Loading...
  2. Projete o tamanho da audiência para a sua apresentação. Faça uma busca na internet, colocando em um site de busca o título do tópico que será discutido no workshop. Use as informações colhidas nessa pesquisa para ter uma noção do tamanho potencial do público.

  3. Escolha uma data e o horário para realizar o evento. Dê preferência para a sexta-feira a noite, o sábado ou o domingo, pois são dias da semana que a maioria das pessoas não trabalham. Se você não puder oferecer alimentos, marque uma pausa para o almoço, para que as pessoas possam ir a um restaurante local.

  4. Procure um local para realizar o workshop. Liste algumas opções, tais como hotéis ou salões para encontros comunitários, dependendo do público esperado para o evento. Procure o lugar mais adequado de acordo com a data e o horário do evento e pague um preço razoável. Leia, compreenda e aceite as regras do hotel, do escritório ou do centro comunitário, para realizar o workshop sem maiores problemas.

  5. Divulgue o evento, usando uma linguagem que demonstrará como o material apresentado impactará positivamente os participantes, fazendo com que todos saibam os motivos de gastar dinheiro para participar do workshop.

  6. Alugue uma equipamento multimídia, como por exemplo, o Power Point, projetores ou retroprojetores. Teste a aparelhagem antes do evento.

  7. Use slides ou vídeos com cores para manter a atenção do público, mas sem transmitir informações visuais em exagero, pois isso tirará a atenção dos participantes, fazendo-os desconcentrar em relação à mensagem principal.

  8. Apresente as suas informações ao vivo e com a sua própria voz. Interaja com o público, pois um evento monótono acabará aborrecendo os participantes.

Loading...

Dicas

  • Comece a sua apresentação de maneira descontraída, incentivando os participantes a fazerem o mesmo, especialmente se for um público pequeno. Peça para cada pessoa presente se apresentar e compartilhar algo sobre si mesmo, como por exemplo, qual o seu livro ou comida favorita.

Aviso

  • Comece a verificar as acomodações para o evento cerca de quatro a seis meses antes de realizá-lo. Isso lhe dará o tempo suficiente para encontrar um lugar ideal para realizar o workshop, bem como para fazer o convite para que as pessoas possam reservar os dias do evento em suas agendas pessoais. Caso contrário, provavelmente poucas pessoas participarão do workshop.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...