Como fazer um plano de aula para a pré-escola

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um plano de aula para a pré-escola
Como fazer um plano de aula pré-escolar (phaewilk at morguefile.com)

Lecionar para alunos da pré-escola é um desafio especial. Eles são cheios de energia e sua capacidade de atenção é relativamente curta. O lado positivo é que eles possuem uma curiosidade natural em relação ao mundo e um entusiasmo por aprender e explorar coisas novas. Montar um plano de aula não é mais difícil do que para qualquer outra turma, você apenas precisa ter em mente a idade dos alunos e procurar atividades que capturem e prendam a atenção deles.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Recursos sobre seu tema
  • Papel e lápis

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Considere seus alunos com cuidado. Crianças na pré-escola estão em uma idade de transição e suas habilidades podem variar bastante, mesmo em um grupo pequeno. Algumas crianças de quatro anos já sabem ler, enquanto outras ainda não conseguem identificar todas as letras do alfabeto corretamente. Durante a escolha de atividades, tenha em mente o nível de aprendizado de seus alunos.

  2. 2

    Escolha um tema e reproduza-o. É melhor focar a aula em um conceito específico do que dividi-la demais tentando encaixar muitas coisas. Se você tiver que abordar muita coisa em seu tema, você sempre tem a opção de dividi-lo em algumas partes para criar uma unidade.

  3. 3

    Identifique as metas e objetivos de sua aula. Isso o ajudará a se concentrar nos resultados esperados à medida que você a planeja. Uma meta é o que você quer que sua aula ensine aos alunos em geral, enquanto os objetivos são resultados mais específicos e mensuráveis.

  4. 4

    Encontre uma variedade de atividades para atingir seus objetivos. Procure em sites educacionais e em outras fontes, por atividades para envolver as crianças. Alterne atividades que envolvem sentar, ouvir e discutir com outras que dão às crianças a oportunidade de se movimentar, cantar, falar ou fazer trabalhos manuais. Crianças da pré-escola não reagem bem a palestras e histórias longas e demoradas, então busque coisas mais interativas para mantê-las envolvidas.

  5. 5

    Liste suas atividades em uma ordem lógica para apresentar o material. Você pode querer começar com uma pergunta para discussão ou uma história para introduzir um tema. Em seguida, passe para um jogo ou trabalho manual que ilustre as coisas que você quer que eles aprendam. Divida as atividades em instruções passo a passo. Envie lições para casa consistentemente, repetindo os conceitos e palavras do vocabulário que você quer que eles aprendam em cada etapa.

  6. 6

    Estime o tempo que cada atividade irá tomar e planeje algumas adicionais no caso das aulas serem mais rápidas do que você imaginava. Planeje uma breve revisão no final da aula para rever os conceitos com os alunos.

  7. 7

    Releia seu planejamento e faça uma lista de suprimentos e materiais que você precisará nas aulas.

  8. 8

    Planeje uma atividade para avaliar o modo como cada aluno entendeu o conceito. Para alunos mais velhos, as avaliações são feitas em forma de provas ou relatórios, mas, na pré-escola, a avaliação pode ser simplesmente um projeto de artesanato ou uma folha enviada como lição de casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível