Mais
×

Plantas perigosas para gatos e cachorros

Atualizado em 17 abril, 2017

Milhares de plantas comuns — tanto no interior ou exterior da casa — podem ser prejudiciais se ingeridas por gatos ou cães. Algumas são menos perigosas do que outras, mas é bom evitar que seu animal de estimação entre em contato com elas.

Algumas plantas podem ser perigosas para gatos (Image by Flickr.com, courtesy of Melissa Wiese)

Plantas de jardim

Algumas plantas e ervas devem ser evitadas em um jardim. A açafrão-do-prado, estrelícia, ranúnculo e a Arisaema triphyllum são completamente nocivas, e os animais de estimação podem ficar doentes se ingerirem qualquer parte dessas plantas. Os bulbos das narcisos e jacintos são prejudiciais se ingeridos pelos animais. As folhas e flores dos lírios do vale podem ser perigosas, e os brotos das plantas da batata também podem deixar o animal doente.

Mantenha os animais de estimação longe dos bulbos das narcisos (Image by Flickr.com, courtesy of John Haslam)

Árvores

Acredite ou não, algumas árvores podem ser prejudiciais aos animais de estimação. Mantenha os animais de estimação longe da casca da árvore Robinia pseudoacacia, das nozes e sementes da árvore Aesculus glabra e dos frutos da amargoseira. As árvores de sabugueiro têm folhas, raízes, cascas e frutos que podem deixar os cachorros e gatos doentes. Os brotos e folhas de uma árvore de carvalho também são venenosos.

Grama e arbustos

Alguns tipos de grama, como o sorgo, e arbustos, como o louro, podem ser prejudiciais. A seiva de algumas gramíneas também devem ser evitadas.

Flores silvestres

Existem muitos tipos de flores silvestres nocivas que crescem nos campos ao ar livre, e identificá-las pode ser difícil. Para mais informações e uma lista com o nome das plantas venenosas, visite o link abaixo.

Gatos vs. cachorros

Muitas plantas são perigosas aos gatos e cachorros, então caso tenha uma planta que você esteja inseguro sobre ela, é melhor evitá-la. Algumas plantas não são seguras para os gatos, outras são perigosas apenas para os cachorros. Lembre-se que o grau de contato que um animal tem com uma planta venenosa terá relação com como ele será afetado. Alguns animais podem não reagir tão mal quanto outros, mas é melhor não arriscar e evitar o contato com espécies desconhecidas do que ter um animal de estimação doente.

O que fazer

Se o dono acha que seu animal de estimação foi envenenado por uma planta tóxica, é aconselhável entrar em contato imediatamente com um veterinário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article