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Pontos negativos de tentar motivar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A habilidade de motivar empregados pode ajudar a criar um ambiente de trabalho produtivo e ser crucial na retenção de pessoal, de acordo com Karen Haywood Queen, escritora do site Bankrate. Mas motivar funcionários requer experiência e um gerente familiarizado com técnicas apropriadas de motivação. Há pontos negativos ao tentar motivar empregados se você aplicar programas de incentivo que não são eficientes.

A motivação pode às vezes produzir efeitos negativos não esperados (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Favoritismo

Administradores que tentam motivar os membros menos produtivos do pessoal enquanto tomam os empregados eficientes como garantidos podem criar a atmosfera negativa do favoritismo. Funcionários eficientes podem ficar descontentes ao perceberem que os menos talentosos estão recebendo mais atenção e elogios da gerência. Pode ser a maneira de o gerente gerar mais esforço nos ineficientes, mas pode se tornar um jeito de alienar os membros mais produtivos.

Expectativas

Um dos métodos que companhias usam para tentar motivar o empregados é pelo uso de programas de incentivo que envolvem algum tipo de recompensa. Por exemplo, se a gerência quiser aumentar a produtividade, ela pode dizer aos trabalhadores que um almoço será servido para cada área cujas metas de produção forem aumentadas até que os níveis desejados sejam alcançados. Quando o objetivo é alcançado e o incentivo é removido, a motivação pode desaparecer e se transformar na frustração do seu pessoal.

Inconsistência

A manutenção da disposição do empregado é feita por meio da criação de um ambiente de trabalho seguro, do oferecimento de oportunidades para que o funcionário expanda sua carreira e de um sistema de recompensas com aumentos de salário e bônus por boa performance. Desenvolver uma abordagem balanceada para o desenvolvimento do trabalhador ajuda todos os empregados a se sentirem motivados. Se seus programas não forem propriamente administrados, a confusão vai acabar com qualquer chance de motivá-los. O resultado é uma perda de confiança na gerência e uma queda na disposição.

Alienação

Motivação só é eficiente quando empregados sentem que há valor nos progrmas de incentivo e que as políticas da empresa são justas. É importante ter seu pessoal envolvido na criação das regras e programas de incentivo da corporação para evitar que ocorra alienação entre eles. Por exemplo, se você oferecer programas de motivação apenas para o departamento de vendas, o grupo de marketing pode sentir que seu suporte às vendas não é valorizado. Preste atenção às necessidades e preocupações dos empregados ao tentar incentivá-los para evitar alienar grupos ou indivíduos.

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