Como fazer um portifólio educacional

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por fernando prezotto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se você está estudando em casa, um portfólio é uma ótima maneira de manter-se atualizado em seu progresso e preservar suas buscas educacionais e conquistas. Também fornece algo para oficiais recrutadores de universidades ou empregadores em potencial para demonstrar sua capacidade, em vez de transcrições. Existem diferentes tipos de portfólios e várias maneiras de organizá-los e armazená-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Coleção de trabalho de alunos
  • Fichário, pasta ou algo do gênero

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Decida se você quer ter um portfólio de trabalho, ou um portfólio de exibição. Um portfólio de trabalho guardará uma coleção de seus trabalhos e seu progresso no campo de trabalho. Esse tipo de portfólio traz benefícios para o aluno e para o professor para avaliar dificuldades e progressos. Um portfólio de exibição exibe as conquistas e melhores trabalhos do aluno, e é usado como um lembrança, ou prova para colegas e/ou empregadores, demonstrando as habilidades e realizações do aluno.

  2. 2

    Escolha os itens que você quer em seu portfólio. Alguns itens que podem entrar em um portfólio de trabalho são rascunhos de diferentes projetos, planilhas ou um periódico. Alguns itens que podem ir em um portfólio de exibição são os rascunhos finais de amostras escritas, arte ou explicações detalhadas de projetos completos. Ambos os portfólios podem conter listas para leitura, listas de recursos educacionais ou currículos usados, lista de aulas estudadas, notas, provas, notas em provas, serviço voluntário, lista de atividades extra-curriculares, fotografias de visitas técnicas e atividades diárias.

  3. 3

    Reduza o número de coisas que você gostaria de adicionar ao seu portfólio e organize-as. Não há necessidade de manter todo pedaço de papel riscado, então escolha itens que são significantes o suficiente para serem preservados. Para um portfólio de exibição, escolha cuidadosamente os melhores trabalhos do aluno. Para um portfólio de trabalho, você pode revisá-lo continuamente, ou livrar-se de parte do trabalho guardado ao final de cada ano ou bimestre, preservando apenas aqueles que demonstram o progresso do aluno.

  4. 4

    Decida como você vai dividir o trabalho. Por exemplo, você pode preferir manter um portfólio de trabalho para cada matéria para cada criança, ou você pode preferir manter um portfólio de exibição por ano. Para alunos mais velhos, pode-se manter um portfólio abrangendo todo seu ensino médio.

  5. 5

    Escolha onde guardar seu portfólio. Uma maneira simples de fazer isso é usando um fichário, fazendo buracos em cada páginas, ou, para uma preservação mais limpa, usar protetores de página. Se você gosta de colocar várias fotos, considere usar um álbum, o que funciona muito bem para os primeiros anos de estudo. Uma pasta sanfonada ou uma coleção de pastas funcionam bem como portfólio de trabalho. Se você quer que seu portfólio tenha uma aparência mais sofisticada, considere tê-lo completamente impresso e encadernado por um editor. Algumas livrarias e papelarias podem fazer isso por você. Se seu aluno está trabalhando em um portfólio de exibição demonstrando proficiência em um campo específico de arte, você pode pensar em comprar uma pasta de apresentação profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível