O que posso usar como substituto da manteiga ao fazer glacê?

Escrito por annabeth kaine | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que posso usar como substituto da manteiga ao fazer glacê?
Faça um glacê vegano usando tofu no lugar da manteiga (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um glacê preparado corretamente é leve e cremoso, rico e saboroso o bastante para complementar o sabor do alimento que cobre. Mas para quem segue dietas estritas, o glacê é um desafio. A manteiga é o principal ingrediente na maioria das receitas de coberturas, e usar um substituto pode ser difícil. Existem algumas alternativas à manteiga disponíveis para quem não pode ou não quer consumir manteiga, mas que gostaria de obter uma textura e sabor semelhante ao da manteiga em sua cobertura.

Outras pessoas estão lendo

Creme vegetal

O creme vegetal é útil quando você precisa fazer um glacê verdadeiramente branco para bolos. Quando você usa manteiga ou margarina, não consegue obter a cor super branca de um glacê. Ele pode ficar com uma textura levemente gordurosa se você usar creme vegetal, mas o produto não contém lactose, como a manteiga. Use uma colher de chá de extrato de baunilha transparente para cada xícara de creme vegetal que usar para fazer o glacê. Baunilha ou extratos semelhantes (desde que sejam transparentes) dão um toque de sabor ao seu glacê, compensando a ausência de manteiga.

Margarina

A margarina é uma alternativa consagrada ao uso de manteiga em glacês e coberturas. Ela apresenta um sabor parecido com a manteiga, mas sem contar com a lactose. Ao preparar um glacê com margarina, geralmente você usará uma porção de margarina e uma porção de creme vegetal na receita. Mantenha a margarina à temperatura ambiente, mas não derretida, para preparar uma cobertura fácil de usar em bolos e cupcakes.

Queijo cremoso

Se você quiser criar um glacê com menos sal do que os preparados com manteiga ou margarina, use o queijo cremoso como substituto. Ele é macio e contém creme de leite como a manteiga de verdade, mas não conta com o sal e o colesterol encontrado nela. Cerca de 120 ml de queijo cremoso rendem aproximadamente a mesma quantidade de glacê que uma xícara de manteiga.

Iogurte

Para uma cobertura mais saudável, use iogurte grego puro ao invés de manteiga. O iogurte grego é outra alternativa cremosa que não apresenta o sal ou colesterol encontrado na manteiga tradicional. Uma xícara de iogurte grego equivale a uma xícara de manteiga em receitas de glacê. À medida que você trabalha com o iogurte, notará que o glacê ficará mais ralo que o preparado com manteiga. Para reparar o problema, bata bem os ingredientes e coloque o glacê na geladeira por 30 minutos. Bata novamente e espalhe sobre o bolo.

Tofu

Para criar uma cobertura completamente vegana, substitua a manteiga pelo tofu, um ingrediente orgânico que não contém produtos de origem animal. Meia xícara de tofu é o equivalente a uma xícara de manteiga para receitas de glacê. Para uma cobertura menos cremosa, diminua a proporção de tofu para um terço de xícara.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível