Mais
×

Como preparar ovos de codorna em conserva

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Conhecido por seu tamanho e casca pintadinha, o ovo de codorna é um ingrediente rico em proteína utilizado em cozinhas de todo o mundo. Apesar de não serem tão comuns como os de galinha, os ovos de codorna podem ser encontrados na maioria dos supermercados e algumas mercearias especializadas. Quando não há ovos frescos disponíveis, podem ser encontrados em latas, normalmente cozidos e conservados na água. Ovos de codorna em conserva podem ser consumidos dessa forma ou usados para preparar outros pratos.

Instruções

Ovos de codorna são mais saudáveis que ovos de galinha (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Ovos de codorna na sopa

  1. Abra a lata de ovos de codorna.

  2. Coloque um escorredor na pia limpa. Despeje o conteúdo da lata dentro do escorredor e deixe a água escorrer pelo ralo.

  3. Adicione os ovos em caril, sopas ou guisados. Quanto mais cozinham, mais sabor os ovos absorvem do líquido em que estão sendo cozidos. Também podem ser gratinados durante o último minuto de cozimento.

    Ovos de codorna fritos

  1. Misture uma xícara de farinha de trigo, ¾ xícara de cerveja e uma pitada de sal e pimenta numa tigela. Mexa os ingredientes até ficarem bem misturados. No lugar da cerveja também pode-se usar leito ou água carbonada.

  2. Abra a lata de ovos de codorna e drene a água.

  3. Encha uma frigideira com 7 cm de óleo e aqueça a 190 °C. Também pode-se usar uma fritadeira, se houver disponível.

  4. Mergulhe os ovos na massa. Coloque cinco ovos por vez para ficar mais fácil de trabalhar.

  5. Frite os ovos no óleo até que a massa fique dourada, normalmente até dois minutos.

    Picles de ovos de codorna

  1. Abra a lata de ovos de codorna e drene a água. Transfira os ovos para um pote de vidro limpo. Dependendo a quantidade de ovos, será necessário usar vários potes.

  2. Misture vinagre branco (3 xícaras de vinagre para cada 4 dúzias de ovos) e os temperos da sua preferência. Recomenda-se 4 colheres de sopa de sal, 3 colheres de sopa de pimenta caiena, 6 dentes de alho, 12 grãos de pimenta-do-reino inteiros, 10 grãos de pimenta-da-jamaica inteiros, 2 colheres de sopa de sementes de mostarda-amarela, 4 cravos inteiros, 2 folhas de louro e 2 pimentas chili para cada 3 xícaras de vinagre. Para um produto mais suave, retire a pimenta caiena e a pimenta chili.

  3. Coloque a panela sobre o fogão em fogo médio até que o vinagre comece a borbulhar. Retire a panela do fogo e deixe-a repousar por, no mínimo, duas horas.

  4. Encha os potes de vidro com a mistura de vinagre, faltando um pouco mais de um centímetro para enchê-los totalmente. Tampe os potes.

  5. Coloque os potes dentro de uma panela industrial ou outra vasilha grande. Coloque oito centímetros de água na panela, cubra-a com uma tampa e deixe ferver por 10 minutos no fogão. Retire a panela do fogo e deixe os potes esfriarem até que possam ser manuseados. Os potes que não não ficarem bem selados deverão ser consumidos dentro de duas semanas.

O que você precisa

  • Escorredor
  • Farinha
  • Sal
  • Pimenta
  • Cerveja
  • Tigela média
  • Frigideira
  • Pote de vidro
  • Panela
  • Vinagre
  • Tempero
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article