Problemas fronteiriços entre países

Escrito por thomas ash | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas fronteiriços entre países
Os países passam por problemas fronteiriços desde os primórdios. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os problemas fronteiriços existem entre os países desde que as primeiras nações foram criadas. As fronteiras representam o lugar onde a soberania de uma nação termina e a de outra começa. As fronteiras têm mudado de lugar com o passar do tempo, a medida em que os grupos as têm defendido, ganhando e perdendo território. Esses conflitos caracterizaram as interações dos povos durante milênios no mundo.

Outras pessoas estão lendo

Disputas geográficas

As disputas geográficas ocorrem quando a localização de uma fronteira é questionada. Os assuntos fronteiriços dessa natureza tendem a surgir quando as formações geográficas demarcam as fronteiras. Entretanto, com o passar do tempo, elas se movem devido aos movimentos da terra. Como a capacidade de realizar medições aumentou, pode haver, também, disputas geográficas causadas por mapas inexatos e dados ultrapassados. Isso normalmente ocorre quando uma nação busca redefinir uma fronteira para conseguir para si aquilo que considera de direito. No entanto, a outra nação pode não querer abdicar do território que fora seu durante centenas ou milhares de anos.

Disputas territoriais

As disputas territoriais acontecem quando um país reivindica uma área que pertence a outro país. Essas disputas geralmente são causadas por questões históricas ou culturais ligadas ao território em questão. Alguns grupos étnicos consideram como sua terra natal as áreas historicamente ocupadas por eles durante séculos, e sérios problemas são criados ao serem divididas por uma linha artificial no mapa. Exemplos desse cenário incluem: Caxemira, Macedônia e Palestina, que foi renomeada de Israel.

Disputas por recursos

A diminuição da oferta de recursos naturais e o aumento constante da população sempre levaram os países a reivindicarem territórios devido aos recursos ali presentes. Essas disputas podem ser o resultado de uma necessidade em prover itens essenciais de sobrevivência ao seu povo, como alimentos e água, ou podem ser originadas da intenção de saquear recursos econômicos para adicionar riquezas à sua nação.

Disputas culturais

Muitas disputas culturais têm origens na religião. Entretanto, as crenças políticas e o idioma também também são fatores relacionados às disputas. Os tâmeis lutam por sua independência no Sri Lanka e na Índia. A Chechênia busca se tornar independente da Rússia. A Guerra dos Bálcãs foi o pano de fundo da divisão da Iugoslávia em novas nações: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, a República Federativa da Iugoslávia e a República da Macedônia. As guerras religiosas continuam a ocorrer em locais sagrados, entre cristãos, judeus e muçulmanos, e também entre indus, budistas e muçulmanos. Cristãos também lutam entre si em alguns casos separatistas na Irlanda do Norte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível