Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos

Escrito por ed wagner | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
Lavadoras industriais são usadas para limpar placas de circuitos eletrônicos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O derramamento de líquidos é um acidente comum com laptops, teclados de computadores e outros dispositivos eletrônicos. Refrigerantes e café com açúcar podem deixar as teclas grudentas, mas líquidos ácidos, como limonada ou suco de laranja, causarão corrosão se não forem removidos adequadamente.

A dificuldade de limpar dispositivos eletrônicos envolve principalmente a desmontagem e remontagem dos mesmos. A limpeza pode ser entediante, mas uma abordagem meticulosa traz recompensas, já que evitará que tudo seja feito uma segunda vez.

Outras pessoas estão lendo

Desmontagem

Reúna as ferramentas necessárias para desmontar o dispositivo. Tipicamente, esse procedimento inclui chaves de fenda, lupa, estilete e uma câmera digital. Use a câmera para documentar os passos, de modo que as fotos possam ser usadas como referência mais tarde. Pegue uma caixa de ovos para guardar as partes pequenas na ordem em que foram retiradas. Se algo parece preso, tenha cuidado. Verifique se não há um prendedor antes de forçar a retirada. Utilize uma palheta como ferramenta para separar duas peças sem danificá-las.

Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
A câmera digital é a melhor amiga de um técnico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Limpeza à mão

Utilize um cotonete embebido em álcool para a maior parte da limpeza. O álcool dissolve o resíduo deixado pela evaporação de refrigerantes, café e suco de laranja, que é principalmente açúcar. Mesmo uma camada muito fina agirá como cola, então limpe completamente até que o cotonete saia limpo. Evite colocar pressão sobre membranas, como o material de borracha que veda entre as teclas e ligações, pois podem ser rompidos facilmente.

Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
Os teclados frequentemente parecem atrair líquidos derramados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Tanques de mergulho

Limpe um grande número de peças em um tanque de mergulho. Não utilize a pia de casa, pois há riscos de contaminação por chumbo. Esse método é limitado a placas de circuito sem partes mecânicas, como interruptores ou relés. Utilize um detergente industrial não corrosivo feito especificamente para a limpeza de materiais de laboratórios. Misture-o com água de acordo com as especificações do fabricante. Mergulhe as peças e esfregue-as levemente para remover a sujeira. Em seguida, lave-as com água limpa. Sempre vista luvas e óculos de proteção quando utilizar um tanque de mergulho.

Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
Não limpe as peças na pia da cozinha (Joe Madeira/Stockbyte/Getty Images)

Lavadoras de louça e limpadores ultrassônicos

Utilize o produto industrial adequado para lavadoras e limpadores ultrassônicos. Certifique-se de que não há partes mecânicas que possam ser danificadas e não utilize a lavadora de louças de casa devido ao risco de contaminação por chumbo.

Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
Nunca limpe as peças na lavadora de louças de casa (Comstock/Comstock/Getty Images)

Secando as peças

Pendure as peças para secar, mas esteja ciente da possibilidade de corrosão. Se isso for uma preocupação, seque-as em um forno morno, entre 50 e 60 ºC. Não utilize o forno de casa. Uma caixa de secagem improvisada pode ser feita a partir de uma caixa de papelão e uma lâmpada, mas monitore-as constantemente para que não fiquem muito quentes.

Processo de lavagem e secagem de componentes eletrônicos
Procure por fornos de secagem que limitem a temperatura em até 60 ºC (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível