O que os professores podem fazer para que alunos não abandonem a escola?

Escrito por annabelle brown | Traduzido por luisa damulakis
O que os professores podem fazer para que alunos não abandonem a escola?

Ajude os jovens a melhorar suas notas

Creatas Images/Creatas/Getty Images

A cada ano, vários estudantes desistem do ensino médio e não continuam seus estudos. Os motivos que levam os alunos a abandonar a escola variam: jovens que vivem em uma família de baixa renda precisam abandonar os estudos para encontrar um emprego e ajudar no orçamento. Adolescentes acabam ficando grávidas ou não se adaptam aos estudos. Os professores possuem um papel importante na vida dos anos e podem tomar atitudes para prevenir a desistência nas escolas.

Outras pessoas estão lendo

Notas

Muitos estudantes desistem da escola porque fracassam nas matérias e acham que não conseguirão melhorar as notas. Ajude os estudantes a administrar suas notas antes que percam a disciplina. Organize conferências estudantis frequentes para que eles saibam o que estão fazendo. Ofereça oportunidades extras de ganhar pontos, sempre que possível. Estimule os estudantes a pedir ajuda quando não entenderem algo, disponibilizando tempo extra após a escola para sessões de estudos voltadas aos estudantes que precisam de ajuda adicional.

Comunicação

Se você estiver preocupado sobre um estudante que apresente indícios de querer desistir da escola, entre em contato com a família. Converse com os pais ou outros parentes e exponha suas preocupações. Envolva membros da família em atividades escolares enviando comunicados semanais ou mantendo contato por email, bilhetes para casa ou chamadas telefônicas.

Debate em aula

Converse abertamente com os estudantes sobre o tema abandono da escola, criando debates durante toda uma aula. Pergunte aos estudantes o motivo pelo qual acreditam que alguns alunos desistem do ensino médio sem chegar à graduação. Discuta os fatores, tais como notas baixas, problemas familiares e gravidez, que podem levar um aluno a desistir dos estudos, e debata como esses problemas são evitados. Peça que todos compartilhem seus sentimentos e experiências, além de como acham que os pais, professores e diretores podem ajudar na situação. Disponibilize informações de contato com fontes que servem de ajuda

Atividades extracurriculares

Faça os alunos se envolverem com a escola através de atividades extracurriculares. Converse com os estudantes sobre seus talentos e interesses, fazendo sugestões de atividades que poderão desfrutar. Dê detalhes sobre times de esporte escolares, como maratonas, tênis e futebol. Faça com que sintam-se interessados em participar da banda ou do coral escolar, ou em turmas que se reúnem após as aulas. Ajude-os a começar seus próprios grupos, caso não consigam encontrar algo com o qual tenham interesses em comum.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media