Protocolo padrão a ser seguido em caso de picada de agulha

Escrito por robin durand | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Protocolo padrão a ser seguido em caso de picada de agulha
Os protocolos padronizados foram desenvolvidos para diminuir as chances de uma pessoa contrair doenças devido a uma picada de agulha (needle image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

As recomendações de segurança relativas a acidentes com agulhas podem alarmar e causar ansiedade em qualquer pessoa ferida por uma picada de agulha. Os programas governamentais e os centros de saúde e assistência médica têm realizado pesquisas e investido uma enorme quantidade de dinheiro na padronização das precauções, para evitar picadas de agulha e na definição dos protocolos apropriados nos casos de acidentes.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Os agentes patogênicos são micro-organismos que contaminam o sangue ou outros fluidos corporais e podem causar doenças. Os microrganismos são transmitidos através do contato com sangue contaminado e fluidos corporais. Os acidentes com agulhas podem fazer com que uma pessoa entre em contato com esses patógenos.

Doenças possíveis

As doenças mais comuns provindas de picadas acidentais de agulha são HIV (vírus da imunodeficiência humana), hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV). O HIV é o vírus que causa a AIDS — síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), a fase final e fatal do HIV. No entanto, muitas pessoas vivem com o vírus durante anos, sem desenvolver a AIDS. A hepatite afeta a função do fígado e também pode ser fatal.

Riscos para os profissionais

Os profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, auxiliares, serviçais e seguranças de áreas hospitalares trabalham em empregos onde há um maior risco de acidentes com agulhas. Procedimentos como coleta de sangue, administração de medicamentos, cirurgias, teste amostras de sangue ou tecido e fazer a limpeza dos locais após esses procedimentos podem provocar acidentes com agulhas.

Protocolo

Se você for perfurado por uma agulha ou outro objeto pontiagudo e deixar cair sangue ou outros materiais potencialmente infecciosos nos olhos, nariz, boca ou deixar essas substâncias entrar no ferimento; lave a área exposta imediatamente com água fria em abundância e sabão ou com um desinfetante para pele caso tenha esse tipo de produto em mãos. Relate o incidente ao seu empregador e procure atendimento médico imediatamente. Muitos hospitais e clinicas têm um manual de procedimentos a serem seguidos para garantir que todas as medidas de redução de risco sejam realizadas.

Exame pós-exposição

Na primeira visita ao médico, após sofrer a picada de agulha, será feito um teste com o seu sangue, para realizar um exame de linha de referência que verifica a existência de vírus ou anticorpos suspeitos. Depois será tirado mais sangue, a cada seis e doze semanas e seis meses após a exposição. Assim, será possível verificar a atividade de qualquer vírus. É recomendado fazer um acompanhamento estendido por causa do vírus HIV (geralmente 12 meses) nos profissionais infectados com o vírus HCV após a exposição a uma fonte infectada com HIV e HCV. O teste de HIV deve ser realizado em qualquer pessoa exposta que tenha uma doença compatível com a síndrome retroviral aguda, independentemente do intervalo de tempo desde a exposição.

Medicamentos

Os medicamentos prescritos para indivíduos que sofreram uma picada de agulha e estão procurando por tratamento enquanto esperam os resultados dos exames de sangue são do tipo PEP (profilaxia pós-exposição). Esses são receitados por causa da exposição ao HIV e são conhecidos como fármacos antirretrovirais. O PEP para HBV é a imunoglobulina da hepatite B e a vacina contra o HBV. É raro usar medicamentos antirretrovirais nos casos de exposição ao HBV ou HCV.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível