Mais
×

Como fazer protótipos de plástico

Atualizado em 22 julho, 2017

Um dos passos mais importantes na concepção de um produto é fazer um protótipo. A menos que você o vê em suas mãos e tem a chance de experimentá-lo, você nunca saberá se funciona ou se parece do jeito que você imaginou em sua cabeça. O plástico é muitas vezes utilizado para fazer protótipos porque é barato e fácil de trabalhar. Na verdade, com as impressoras 3D modernas, você pode ter o seu protótipo em suas mãos em poucos minutos assim que apertar o botão "Imprimir." Se você não tiver acesso a uma impressora 3D, você pode enviar seu projeto para uma empresa que vai fazer protótipos de plástico para você, ou pode fazer seus protótipos da maneira antiga: com folhas de plástico, uma faca artesanal e cola para modelo.

Instruções

Faça um protótipo da sua ideia para que você possa se ​​certificar de que funciona (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

    Imprima você mesmo

  1. Projete o item que você vai imprimir em um programa de desenho auxiliado por computador, como AutoCAD e salve-o como um arquivo .STL. Esse é o padrão da indústria, apesar de algumas impressoras 3D podem aceitar outros formatos de arquivo. Para imprimir em 3D o seu projeto tem que ser em 3D.

  2. Ligue uma impressora 3D em seu computador e certifique-se que tem bastante plástico para fazer seu protótipo.

  3. Abra seu documento de design e clique em "Imprimir". Então assista perplexo como seu projeto é renderizado em plástico diante de seus olhos. A impressora 3D funciona adicionando camadas de cerca de 20 a 30 microns de espessura de plástico derretido até que o objeto toma forma. Além de plástico, uma impressora 3D pode imprimir em cera ou metal. Algumas impressoras 3D podem até mesmo imprimir em chocolate, madeira, cerâmica ou - no limite extremo da tecnologia - células humanas. No momento da publicação, os médicos "imprimiram" com sucesso rins e bexigas humanas funcionais para transplante.

    Envie para uma empresa imprimir

  1. Escolha uma empresa para fazer o seu protótipo de plástico para você. Algumas opções on-line incluem Quickparts, i.materialise e Shapeways. Qualquer uma destas empresas podem imprimir em 3D o seu desenho em plástico e enviá-lo para você.

  2. Envie seu arquivo CAD 3D em formato .STL para a empresa e pague a taxa para o serviço. Algumas empresas o orientam mais através do processo enquanto outras esperam que você saiba o que está fazendo. Pesquise e leia as letras pequenas antes de se comprometer.

  3. Procure a confirmação de que o arquivo foi aceito e aprovado, e espere que o seu protótipo de plástico chegue pelo correio.

    A maneira de baixa tecnologia

  1. Imprima ou esboce seu projeto no papel, com todas as medidas claramente identificadas.

  2. Corte peças planas de folhas de plástico, usando um estilete e uma régua, de acordo com seu projeto.

  3. Faça peças que não são planas usando qualquer método de fundição de plástico que você deseja. Fundição de resina é o método mais fácil para um projeto de pequena escala. Para a carcaça da resina, primeiro esculpa sua peça em barro. Deixe o barro secar. Cubra-o com silicone de vulcanização em temperatura ambiente para fazer um molde. Despeje a resina no molde e deixe curar antes de remover a peça.

  4. Cole as peças do seu protótipo com cola para modelo.

O que você precisa

  • Impressora 3D
  • Folhas de plástico
  • Estilete
  • Resina
  • Silicone de vulcanização a temperatura ambiente
  • Cola para modelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article