Quais são algumas instituições sociais negativas?

Escrito por jessica conner | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são algumas instituições sociais negativas?
Instituições sociais negativas levam à destruição da sociedade (Creatas/Creatas/Getty Images)

As instituições sociais são definidas como sistemas organizados de longa data que unem os indivíduos em torno de objetivos comuns. Muitas instituições sociais tomam forma como organizações, tais como igrejas, escolas e governos. Idealmente, as instituições sociais mantêm uma presença permanente na contribuição para o bem-estar da sociedade. Elas são cruciais para o progresso social e permitem que as sociedades cresçam, além de unificarem diversos grupos, estabelecerem a ordem e eliminarem o isolamento. Instituições sociais negativas, no entanto, desestabilizam a sociedade, ao trabalhar com metas e ideais imorais ou ilegais.

Outras pessoas estão lendo

A mídia

A mídia é uma instituição social que surgiu a partir de mudanças sociais, tais como a evolução da unidade familiar tradicional e o deslocamento dos papéis de gênero. Com estas mudanças, instituições sociais não tradicionais se desenvolvem a fim de estabilizar uma sociedade envolta em rápidas mudanças. A mídia fornece orientação e direção para os indivíduos em um mundo acelerado, através de filmes, da internet, televisão e agências de notícias. Mas a exploração floresce na mídia: relatos falsos, propagandas enganosas, desinformações e manipulações são atividades negativas que existem dentro da mídia. Além disso, mensagens confusas que contradizem umas às outras são direcionadas a um público que conta com os meios de comunicação para se orientar.

Gangues

As gangues surgem devido à falta de estrutura em uma comunidade. No caso em que um bairro ou comunidade carece de fortes líderes informais, os grupos jovens não obtêm apoio positivo e podem retrucar com violência e comportamentos ilegais. As gangues são definidas por seu envolvimento frequente em atividades criminosas planejadas, tais como roubo, vandalismo, assalto, homicídio e tráfico de drogas. Membros da gangue se comunicam uns com os outros através de símbolos, como pichações e sinais de mão. Eles se identificam através de tatuagens simbólicas ou usando determinadas cores. Muitas vezes são territoriais em relação a suas comunidades, que poderão defender violentamente de gangues rivais. Gangues existem em níveis local, nacional e internacional.

O Terceiro Reich

O partido nazista chegou ao poder na Alemanha em 30 de janeiro de 1933, sob a influência do líder político Adolf Hitler. Hitler criou o Terceiro Reich, uma máquina política dedicada aos ideais nazistas. Os membros estavam unidos sob ideais racistas e antissemitas que promoveram a "pureza racial", incentivando a raça ariana a se expandir pela força militar. O Terceiro Reich era um sistema totalitário que alinhava diversas instituições sociais sob a ideologia nazista, através da "Política de Coordenação" de Hitler. Consequências negativas do Terceiro Reich incluem a monopolização completa da atividade humana, a promoção da violência e da guerra, e o genocídio em massa de milhões de judeus, ciganos e doentes mentais.

Círculos de prostituição

A prostituição é o ato de se vender sexo em troca de lucro. É considerado um crime envolver-se em prostituição, em muitos países, e a atividade é conhecida por contribuir para uma série de problemas sociais. Redes de prostituição são instituições sociais negativas que promovem uma forma de escravidão humana. Por exemplo, mulheres que trabalham em bordéis devem pagar por seus quartos e comida através da prostituição, mas são pagas com salários tão pequenos que são incapazes de ganhar dinheiro suficiente para que possam viver em outro lugar. Desta forma, as mulheres são oprimidas ao serem apresentadas com duas opções difíceis: continuar a trabalhar no bordel e sobreviver ou ser expulsa para a rua. Outras redes de prostituição são o resultado de tráfico de seres humanos, onde cafetões atraem jovens mulheres e as forçam a ingerir drogas ilegais. Uma vez que as mulheres se viciam nas drogas, elas são forçadas a depender de seus cafetões e muitas vezes são ameaçadas de morte se tentarem escapar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível