Quais são as características que um professor deve ter para lidar com crianças?

Escrito por sally nash | Traduzido por regina fleck
Quais são as características que um professor deve ter para lidar com crianças?
Ensinar exige muitas habilidades, inclusive a de saber gerenciar uma sala de aula (Pixland/Pixland/Getty Images)

Um bom professor precisa de uma série de qualidades para atender às necessidades das crianças. Características pessoais como paciência e senso de humor tornam o trabalho de ensinar mais prazeroso tanto para os alunos quanto para o próprio professor. São características difíceis de serem adquiridas, mas os professores podem, ao longo do tempo, ir aprimorando habilidades específicas, como o gerenciamento de sala de aula e a capacidade de organização. Há inclusive cursos com esta proposta.

Habilidades de gerenciamento de sala de aula

Um bom gerenciamento de sala de aula passa inclusive por organizar a própria sala de maneira a permitir que o aluno mova-se e aprenda com facilidade. Utilize o espaço da sala de aula de forma eficiente e segura. Gerenciar o tempo também faz parte do gerenciamento de sala de aula, portanto, prepare as tarefas com antecedência e estabeleça prazos, para não correr o risco de não deixar de fazer alguma lição. Crie um ambiente justo, onde seus alunos encontrem apoio, e estabeleça regras claras para encorajar o aprendizado.

Habilidades de comunicação

Um professor tem de ser capaz de comunicar-se de maneira simples e mostrar autoridade, de modo que as crianças compreendam as ordens e sigam as instruções. Ele também de ser capaz de se comunicar bem com colegas, superiores e pais e de escrever relatórios, cartas e comentários. Saber ouvir também é vital, pois um professor deve ser capaz de responder às dúvidas e preocupações de seus alunos.

Habilidades de exposição

Ficar na frente de um grande grupo de alunos significa estar constantemente fazendo uma performance. Um professor tem de manter o interesse do grupo, da mesma forma que um ator tem de manter o interesse da plateia. Fazer as perguntas certas, mudar o ritmo de uma aula e usar recursos audiovisuais adequadamente fazem parte desta performance. Voz, gestos e postura desempenham um papel importante.

Habilidades de inspiração

O papel de um professor não é simplesmente jogar informações, mas motivar e inspirar seus alunos. Entusiasmo pelo assunto é vital, e encorajar os alunos é essencial para manter o interesse. Um professor tem de ser capaz de fazer perguntas que façam seus alunos pensar criativamente. Um bom professor motiva seus alunos a estudar mais sobre uma matéria, mas um professor inspirador pode dar início a uma paixão para a vida toda.