Saúde

Quais são as causas de alopecia em mulheres?

Escrito por jenny e | Traduzido por josciel sousa
Quais são as causas de alopecia em mulheres?

O termo alopecia é usado para descrever perda de cabelo

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Alopecia é a perda de cabelo da cabeça ou do corpo. Essa é uma condição que afeta tanto homens quanto mulheres. É especialmente difícil para mulheres aceitarem a alopecia porque elas geralmente veem o cabelo como essencial para sua beleza e autoestima. Dessa forma, a perda de cabelo é equiparada à perda da feminilidade e da beleza. Existem várias causas de alopecia.

Outras pessoas estão lendo

Alopecia androgenética

O cabelo normalmente cresce a uma taxa de aproximadamente um centímetro por mês. Cada fio tem uma fase de crescimento que dura entre dois e seis anos, após a qual o cabelo descansará por um momento antes de cair. Quando o cabelo cai, um novo fio irá começar a crescer a partir do folículo do qual ele caiu. Em algumas pessoas, um grupo de hormônios conhecido como andrógenos interrompe esse processo. Os hormônios andrógenos incluem androstenediona, testosterona e di-hidrotestosterona, os quais são produzidos por mulheres em pequenas quantidades e em grandes quantidades por homens. Em pessoas suscetíveis, quando a testosterona entra em contato com as enzimas na célula do cabelo, ela é convertida no andrógeno DHT, que se liga aos receptores nos folículos pilosos. Com o passar do tempo, o acúmulo excessivo de DHT nos folículos fará com que eles comecem a retrair, desequilibrando as fases naturais de crescimento e descanso do cabelo. Alguns dos folículos pilosos irão morrer eventualmente, levando à perda de cabelo. Essa condição é conhecida como alopecia androgênica.

Alopecia areata

Alopecia areata é um tipo de perda de cabelo irregular que ocorre em alguns pontos, levando a pequenas áreas desnudas no couro cabeludo. A areata é causada por um colapso no sistema imune, que começa a atacar o folículos pilosos do próprio corpo. Trata-se de uma doença autoimune, que leva o corpo a atacar vários tecidos próprios por nenhum motivo aparente.

Eflúvio telógeno

Quando o corpo sofre alguma coisa que causa estresse extremo, uma grande quantidade de cabelos na fase de crescimento irá passar para a fase de queda. Essa condição pode começar em até três meses após o evento estressante ter ocorrido. A queda pode levar à perda de vários tufos de cabelo de uma só vez. Alguns eventos estressantes que podem causar a queda capilar incluem parto, cirurgia grande, desnutrição ou infecção severa.

Eflúvio anágeno e alopecia por tração

O eflúvio anágeno ocorre quando alguma coisa prejudica a atividade mitótica ou metabólica do cabelo. Esse tipo de perda capilar é tipicamente associado com quimioterapia, já que esta é direcionada às células cancerosas com multiplicação rápida e acaba afetando também as demais células com altas taxas de divisão no corpo como os folículos pilosos. A alopecia por tração ocorre devido a traumas localizados causados por penteados muito tensos, como rabo de cavalo ou tranças que puxam muito os folículos pilosos, ou pelo uso de relaxantes químicos ou tintas agressivas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media