Quais músculos são trabalhados pelos elípticos

Escrito por lori newell | Traduzido por daniel tamayo
Quais músculos são trabalhados pelos elípticos
Elíptico (Pixland/Pixland/Getty Images)

As máquinas elípticas, ou elípticos, são equipamentos de exercícios populares, sendo encontrados na maioria das academias de ginástica; também há uma variedade para uso doméstico. Existem algumas confusões sobre quais músculos são trabalhados ao usar o elíptico. Esse artigo irá mostrar o uso correto da máquina e informações sobre quais músculos são trabalhados.

Identificação

As máquinas elípticas são equipamentos grandes que consistem em dois pedais de movimento independente e dois conjuntos de barras; um conjunto é estacionário e o outro se movimenta. Elas podem ser facilmente operadas e possuem apenas um botão para ajustar a tensão. Também existem modelos mais complexos, com configurações pré-programadas de exercícios. Algumas máquinas podem fornecer informações sobre a rotina, em termos de calorias queimadas, o quanto você caminhou e sua taxa cardíaca. Elas são mais gentis com os joelhos em comparação com os antigos equipamentos de degrau, já que não requerem tanto para dobrar os joelhos. Também têm um impacto menor que a esteira, já que seu pé mantem o contato com os pedais o tempo todo.

Significância

Se você estiver usando uma máquina elíptica onde os braços se movem, pode parecer que está trabalhando todos os músculos do corpo, porém os principais músculos trabalhados pelo equipamento são o coração e os músculos da respiração. Essas máquinas são projetadas para fazer uma rotina aeróbica ou cardiovascular. Usar uma no nível apropriado aumenta sua taxa cardíaca e de respiração; isso dá ao pulmão e ao coração um verdadeiro exercício, pois o força a respirar mais profunda e rapidamente, além de fazer o músculo cardíaco bombear o sangue mais rapidamente, para manter as necessidades do corpo durante o exercício. Como qualquer músculo, o coração e os músculos da respiração ficarão mais fortes e mais eficientes quando você se exercitar regularmente. Se fizer isso, irá notar que, depois de quatro a oito semanas, não perderá o fôlego tão rapidamente depois de subir escadas ou rampas. Isso é um sinal de que o sistema cardiorrespiratório ficou mais forte e consegue levar oxigênio de forma mais eficiente pelo corpo; seu coração e os músculos do pulmão não precisarão trabalhar tão intensamente quanto antes.

Benefícios

O exercício aeróbico regular irá ajudar de diversas formas, como manter a pressão do sangue em um bom nível. Conforme você se exercitar no elíptico, irá forçar o músculo cardíaco para bombear mais rapida e intensamente, além de forçar o sangue pelas artérias. Como as artérias são elásticas, elas podem expandir para acomodar a demanda extra. Isso é especialmente benéfico para aqueles cujas artérias ficaram estreitas devido à formação de placas. Os exercícios aeróbicos em um nível apropriado podem ajudar a expandir as artérias, além disso, como seu corpo tem um desejo inato de adaptar e sobreviver, você irá criar mais vasos capilares com o exercício regular. Conforme as artérias ficam mais limpas e os capilares são criados, há uma resistência menor quando o coração bombeia o sangue. Isso diminui a pressão sanguínea e a taxa cardíaca no descanso. Usar o elíptico também queima calorias, especialmente se usado no modo inclinado. As calorias queimadas significam perda de peso; se você quiser perder peso, precisa fazer pelo menos de trinta a quarenta minutos de exercícios aeróbicos, pelo menos cinco dias por semanas. Usar um elíptico é uma boa forma de fazer isso.

Conceitos errados

Como você movimenta seus braços e suas pernas, acredita-se que os músculos da perna e do braço são fortalecidos pelos exercícios com o elíptico. Novamente, a máquina fornece exercícios aeróbicos que são diferentes dos exercícios de fortalecimento. O verdadeiro treinamento de fortalecimento envolve mover o corpo contra algum tipo de resistência de forma a isolar um músculo específico. O fortalecimento deve ser feito vagarosamente e com controle; isso significa se exercitar com pesos, máquinas com pesos acoplados ou seu próprio peso corporal. Em geral, você deve contar um ou dois segundos para levantar o peso e demorar o dobro do tempo para retorná-lo ao chão. Com a máquina elíptica, a meta é mover rápido o suficiente para aumentar sua taxa cardíaca. Se trabalhar rápido o suficiente para fazer isso, não estará no ritmo necessário para isolar e fortalecer um músculo específico; além disso, a máquina faz um movimento repetitivo. Isso significa que você não está usando todos os músculos da perna e não está movimentando-os de forma a isolar os diversos grupos. Se você puder usar uma boa tensão, pedale para frente e para trás e use a configuração inclinada para tonificar as coxas e glúteos um pouco, mas novamente, esse não é um treino de fortalecimento.

Aviso

Certifique-se de manter a postura correta ao utilizar o equipamento, pois há uma tendência de inclinar para frente e colocar o peso nos antebraços e mãos. Suas pernas devem ficar com a maior parte do peso, então use seus braços apenas para se equilibrar. Ao usar o elíptico, fique ereto e mantenha os ombros diretamente acima dos quadris. Manter os músculos abdominais levemente contraídos ajuda a proteger as costas e manter uma boa postura. Se você estiver usando as barras manuais, certifique-se de que seus cotovelos estão completamente estendidos e rígidos. Conforme seus braços se movem, você deverá dobrar levemente os cotovelos o tempo todo. Como o equipamento não é um exercício de força, pode-se sentir que o exercício repetitivo aumente uma dor nas costas, quadris ou joelho. Para ajudar a proteger as juntas, combine um programa de fortalecimento com o exercício elíptico aeróbico para ter uma rotina de exercícios eficaz.