Quais os nutrientes encontrados na romã?

Escrito por sophie stillwell | Traduzido por dimitrios meimaridis
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Quais os nutrientes encontrados na romã?
A polpa da romã se parece com pequenas gemas de rubi (Rick Hawkins, www.sxc.hu/profile/hamletnc)

A romã é uma fruta incomum. Sua polpa é brilhante, vermelho-rubi e envolve cada semente individualmente, fazendo com que o interior do fruto se pareça mais com um esconderijo de gemas do que um alimento. As romãs são saborosas, divertidas de comer e ricas em nutrientes.

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Vitaminas

As romãs fornecem várias vitaminas necessárias para uma dieta saudável. Entre elas estão as vitaminas do complexo B, riboflavina, tiamina e niacina. A fruta também contém vitamina K e é considerada uma boa fonte alimentar de cada vitamina. Romãs são uma excelente fonte de vitamina C; uma porção de tamanho médio proporciona mais que 25% da dose diária recomendada dessa vitamina.

Minerais

As romãs também oferecem uma variedade de minerais necessários para manter uma boa saúde geral. O mineral mais concentrado em romãs é o potássio. Essas frutas também contêm cálcio e pequenas quantidades de cobre, fósforo e ferro.

Fitonutrientes

Os fitonutrientes são nutrientes essenciais para a saúde humana e que podem ser encontrados apenas em plantas ou sucos e suplementos à base de plantas. Os fitonutrientes mais encontrados em romãs são fitosteróis e beta-caroteno. Ambos são considerados como bons para o coração, pois ajudam a baixar os níveis de colesterol no organismo.

Antioxidantes

A romã e, particularmente, seu suco são muitas vezes apontados como uma excelente fonte de antioxidantes. Acredita-se que os antioxidantes são responsáveis por reforçar a estabilidade e função das células individuais, além de serem associados a uma redução do risco de câncer. As romãs contam com as substâncias antioxidantes conhecidas como antocianinas, taninos e ácido elágico. A vitamina C, também encontrado na fruta, também possui muitos benefícios antioxidantes.

Outros nutrientes

Assim como outras frutas, as romãs contêm carboidratos, que fornecem energia para o nosso corpo. Essa fruta também é muito pobres em gordura e rica em fibras, tornando-a um complemento saudável à dieta de qualquer pessoa.

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