×
Loading ...

Quais eram os usos das catapultas na Era Medieval?

Atualizado em 20 julho, 2017

As guerras medievais eram feitas de militares sitiando um castelo, cidade ou fortaleza, bem como os seus habitantes. Os castelos costumavam ser cercados por água, ou fossos, tornando o acesso direto uma tarefa difícil. As catapultas era usadas para jogar objetos sobre as muralhas do castelo, ou diretamente nelas. Um ataque feito com catapultas era o equivalente ao atual ataque aéreo.

As muralhas dos castelos eram feitos para suportar os ataques das catapultas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Origem

As catapultas foram usadas em guerras durante toda a história. Elas apareceram na Europa no início da Idade Medieval e eram amplamente usadas pelos franceses, que as levaram para a Inglaterra em 1216, durante a Batalha de Dover. As catapultas perderam espaço com a introdução da pólvora no século 14.

Loading...

Usos

A catapulta era usada para atirar projéteis contra, e sobre, as muralhas de um castelo, ou cidade. Era uma arma fundamental durante a guerra, destruindo a proteção dos habitantes mais rapidamente.

Ela foi a primeira arma biológica. Animais em decomposição e corpos infectados com a peste negra eram atirados sobre a muralhas para espalhar a doença entre os habitantes.

Objetos em chamas também eram usados para matar em grande quantidade de uma vez só, principalmente os guardas nas ameias das muralhas. Enquanto isso, pedras eram jogadas para quebrar o castelo em si, ou a muralha da cidade, e expor as pessoas escondidas.

Tipos de catapultas

A balista era, basicamente, uma grande besta que atirava diversas flechas e dardos, seguindo uma trajetória horizontal, semelhante a passar um prato rapidamente, de um lado para o outro, sobre uma superfície plana.

As manganelas eram catapultas enormes e com rodas, capazes de atirar pedras e outros projéteis, à grandes distâncias, normalmente contra as muralhas dos castelos. Os itens eram colocados em uma tigela ou balde e atirados com um braço, também conhecido como onagro.

A poderosa Trabuco era usada atirar muitas pedras, ou objetos em chamas, de uma só vez. Era considerada a catapulta mais perigosa de todas.

Construção

A Europa Medieval era coberta por uma densa floresta, então havia sempre madeira disponível. A falta de estradas significava que catapultas grandes eram impossíveis de transportar. O comandante decidiria que tipo de catapulta era necessária, e os engenheiros eram os responsáveis por construí-la, enquanto os habitantes do local observavam.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...