Saúde

Quais os usos para a erva Unha de Gato

Escrito por beatrix israel | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
Quais os usos para a erva Unha de Gato

A Unha de Gato é uma erva medicinal

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

A crescente procura por remédios caseiros tem levado os pesquisadores a realizarem novos estudos sobre uma planta nativa da América do Sul conhecida vulgarmente como Unha de Gato e cientificamente como Uncaria Tomentosa. Apesar de não ser uma das ervas medicinais mais conhecidas, ela vem ganhando popularidade à medida que os resultados dos benefícios de cura vão surgindo. Por séculos, a raiz e a casca da planta têm sido usadas por índios sul-americanos para tratar doenças como problemas gastrointestinais, artrite, inflamações e febre.

Outras pessoas estão lendo

A planta

A Unha de Gato é uma trepadeira lenhosa que alcança até 30 metros de comprimento. O nome remete a um espinho parecido com uma garra que fica na base das folhas no caule da planta. Ela cresce espontaneamente e é encontrada da região Oeste até a parte central da América do Sul, mas a maioria das plantas apropriadas para comercialização vem do Peru. A videira ou liana tem folhas longas e ovais com pontas levemente pontiagudas e são dispostas em pares ao longo do caule. Tradicionalmente, a casca e a raiz são usadas como remédios; mas para garantir a sustentabilidade da planta, geralmente, apenas a casca pode ser utilizada para fins comerciais hoje em dia.

Usos

A Unha de Gato estimula o sistema imunológico. Ela é usada para tratar os sintomas relacionados com o HIV e tem sido aplicada no tratamento contra o câncer. Dizem que ela tem efeitos positivos sobre as doenças renais, Mal de Alzheimer, reumatismo, artrite e outros processos inflamatórios, principalmente os que atacam o estômago e o intestino. Pesquisas farmacológicas encontraram qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes na Unha de Gato, bem como os agentes que protegem as células saudáveis. Algumas pesquisas também mostram um efeito positivo sobre as infecções virais e o desconforto relacionado a um surto de herpes e cobreiro. Nas culturas nativas da América do Sul, a Unha de Gato também era usada para prevenir e abortar a gravidez. Isso levanta um grande sinal de alerta para as mulheres que estão ou gostariam de engravidar. Não tome chá da erva nesse caso.

Como utilizar a planta

A Unha de Gato é vendida por fornecedores de suplementos nutricionais em extrato líquido, chá ou cápsulas. Não há sugestões claras para a dosagem e as opiniões variam sobre este assunto. Os médicos recomendam doses de 1.000 a 6.000 miligramas por dia ou de 2 a 4 xícaras de chá. Os extratos da planta também são usados em forma de pomadas para aplicações tópicas. Os remédios feitos de ervas não são regulamentados por leis nos Estados Unidos. Isso significa que cada produto pode variar bastante entre si quanto ao conteúdo de substâncias ativas.

Efeitos colaterais

Estudos científicos ainda estão sendo realizados para determinar a eficácia da Unha de Gato e, como acontece com outros remédios naturais, há divergências entre os usuários, fomentadores da erva e pesquisadores médicos. Embora os benefícios atuais não possam ser confirmados e nem negados, há relatos de efeitos colaterais que não devem ser ignorados. Como já foi mencionado, lactantes e grávidas ou as que pretendem engravidar devem evitar o consumo da Unha de Gato, pois ela pode induzir um aborto. Os indivíduos com doenças autoimunes ou tuberculose podem sofrer complicações graves por causa do impulso natural imune da planta. O mesmo se aplica a quem está esperando um transplante de órgão. Antes de fazer a automedicação e tomar a Unha de Gato, consulte um médico para se certificar de que a erva é segura para você.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media