Reações após se pisar em um peixe pedra

Escrito por penny kendall | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reações após se pisar em um peixe pedra
Cinquenta e sete espécies da família Scorpaeniformes podem envenenar (rockfish image by pearlguy from Fotolia.com)

Existem mais de 300 membros da família do peixe pedra no Atlântico e Pacífico. O nome latino para esta família prolífica é "Scorpaeniformes" ou "Escorpeniformes". Desta família, 57 espécies são conhecidas por terem veneno. A maioria das picadas dos peixes pedra causam apenas um pequeno desconforto, mas pisar ou ser ferido pelas barbatanas de algumas das espécies mais venenosas destes peixes pode produzir feridas dolorosas e até matar.

Outras pessoas estão lendo

Dor e inchaço

As feridas causadas pelo peixe pedra são dolorosas, embora o nível de dor infligida varie de acordo com a espécie. Ela é produzida quando as moléculas cristalinas do veneno excitam os receptores da dor. Inchaço, latejamento, queimação e febre são reações comuns após a picada destes peixes. As mais venenosas desta família, particularmente dos sculpins, podem ser extremamente dolorosas. Algumas feridas doem durante toda a vida da vítima, causada por porções da espinha do animal que se alojam na ferida e nunca melhoram.

Reações após se pisar em um peixe pedra
Muitas pessoas feridas por peixes pedra foram vitimadas enquanto pescavam (man deep sea fishing image by Gina Smith from Fotolia.com)

Infecção

Dos 50 pacientes tratados deste problema por médicos da University of California School of Medicine (Escola de medicina da universidade da Califórnia), todas desenvolveram infecções. Se essa infecção se tornar sistêmica, o paciente sentirá febre e calafrios. A limpeza completa das feridas e o tratamento com antibióticos serão necessários para controlar a infecção. Ela frequentemente provoca cicatrizes no local da ferida. Espinhos ou partes de espinhas alojados no local podem causar uma infecção secundária.

Reações após se pisar em um peixe pedra
Normalmente, é necessário a administração de antibióticos para este tipo de ferimento (antibiotics image by CraterValley Photo from Fotolia.com)

Alergias

É possível que a vítima tenha uma reação alérgica se for exposta ao veneno do peixe pedra. Elas podem manifestar em erupções cutâneas, inchaço, urticária e prurido. Um caso mais severo pode resultar em problemas de respiração, aperto ou dor no peito, inchaço dos lábios, boca ou garganta. Procure ajuda médica imediatamente se sentir estes sintomas.

Riscos de morte

Pode ser necessário a hospitalização e tratamento em casos de picadas de peixe pedra, pois o envenenamento pode causar insuficiência respiratória, problemas cardíacos e estado de choque. O paciente, por vezes, necessitará de suporte respiratório, junto com a administração de medicamento cardiovascular e antibióticos.

Reações após se pisar em um peixe pedra
Pode ser necessário respirar com ajuda de aparelhos em casos de picadas de peixe pedra (oxygen cylinder image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível