Saúde

Receitas caseiras para limpar os intestinos

Escrito por kay miranda | Traduzido por andressa v. da nobrega
Receitas caseiras para limpar os intestinos

Receitas caseiras para limpar os intestinos

Creatas/Creatas/Getty Images

A limpeza intestinal ajuda a reduzir fezes compactadas nos intestinos, elimina toxinas e mata bactérias e parasitas que se desenvolvem a partir de alimentos que você consome. Existem vários produtos para limpeza do cólon e dos intestinos no mercado, feitos para ajudar a restaurar o ótimo funcionamento dos intestinos, para que você se sinta mais alerta, saudável e com mais energia. Não é preciso gastar muito dinheiro nesses produtos, pois você pode criar limpadores eficazes em casa.

Outras pessoas estão lendo

Em defeza da limpeza do cólon

Quando se deve realizar uma limpeza intestinal ou do cólon depende de cada um. A medicina alternativa recomenda a limpeza mensal do seu organismo, e a adoção de uma dieta e suplementos que ajudem a manter a saúde do cólon de maneira regular. Limpezas completas geralmente requerem um jejum que elimina o consumo de comida sólida por até 10 dias, como nas dietas de sucos. Médicos como Michael Picco, do site Mayo Clinic, alertam sobre os perigos desse tipo de dieta. Esses tratamentos não são clinicamente comprovados e podem causar reações extremas e até problemas de saúde. Seu corpo pode entrar no modo de inanição e você pode apresentar hipoglicemia, anemia e desequilíbrios perigosos de eletrólitos, que podem levar a parada cardíaca e coma. Muitas pessoas defendem uma limpeza que ajude a estimular o fígado, incluindo alimentos fáceis de digerir e que limpam bem o cólon, para ajudar a eliminar fezes compactas e toxinas, ajudando o corpo a absorver nutrientes de maneira mais eficaz e aumentar o metabolismo. É possível incorporar esse tipo de limpeza como parte regular de sua dieta.

Receitas caseiras

Já que nem todos os limpadores do cólon são iguais, o tipo de limpeza que você estiver realizando determinará sua receita caseira. Um jejum que elimine alimentos sólidos exigirá uma mistura caseira para sucos. A "Master Cleanse" usa 12 colheres de sopa de suco de limão, 12 colheres de sopa de xarope de bordo e uma pitada de pimenta caiena em 2 L de água para ser consumido durante o dia. Já a Dieta dos Sucos de Fruta requer sucos frescos de várias frutas (e vegetais) para diversificar os nutrientes e maximizar os antioxidantes. Fórmulas herbais usarão uma grande variedade de ervas para fazer mais do que eliminar o estresse sobre o fígado e o cólon (como no caso das limpezas através de jejum). Essas fórmulas usam cardo de leite, psyllium, alcaçuz, hortelã, erva doce e sene para ajudar o fígado a produzir bile e a digerir os alimentos. Ervas como absinto, nogueira preta e cravo-da-índia ajudam a matar parasitas. Essas fórmulas funcionam melhor quando consumidas com uma dieta crua (de alimentos não-processados) com consumo moderado de proteína e alto consumo de fibras. Essas receitas devem ser feitas com moderação, já que psyllium e sene em grandes quantidades podem ser tóxicas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media