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Como reduzir o inchaço e as dores nos pés durante a gravidez

Atualizado em 17 abril, 2017

Dores e inchaço nos pés, tornozelos e pernas durante a gravidez podem deixar uma mulher muito infeliz. Dependendo da gravidade, podem afetar de forma significativa a qualidade de vida da grávida, desde sua vida familiar até suas relações de trabalho. Aqui seguem algumas dicas que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da gravidez que, embora comuns, são muto desagradáveis.

Instruções

Gravidez (pregnancy image by AGphotographer from Fotolia.com)

    Meias de compressão

  1. Peça a seu médico uma receita para meias de compressão. Elas são feitas para evitar o acúmulo de líquidos nos pés e tornozelos. Estão disponíveis em variados níveis de compressão, e algumas possuem um nível de compressão bastante suave, parecido com uma meia comum. Outras são muito firmes e apertadas, difíceis de vestir e de remover. Meias de compressão estão disponíveis para compra com e sem receita médica.

    Consultas médicas (doctor image by DXfoto.com from Fotolia.com)
  2. Mantenha os pés elevados acima do nível do coração durante períodos de repouso, pois ajudará a evitar o acúmulo de líquidos nas pernas, pés e tornozelos.

    Inchaço nos pés (feet image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  3. Use sapatos ortopédicos para aliviar e prevenir dores nos pés. Pés inchados podem ficar bastante doloridos. Antes de tudo, tente prevenir o inchaço, porém, se ele ocorrer, use sapatos ortopédicos com palmilha macia. O uso de sapatos modernos, porém apertados e desconfortáveis, piora o inchaço e as dores nos pés.

    Sapatos confortáveis (Shoes image by Victoria Dolidovich from Fotolia.com)
  4. Faça pausas frequentes durante o dia para descansar. Conforme a gravidez avança, procure oportunidades de realizar os trabalhos sentada. Isso pode significar trabalhar menos ou no início do dia, antes que os pés fiquem inchados. O inchaço é menor durante a manhã porque durante a noite você esteve deitada. Se há algo que deve ser feito, tente fazê-lo no inicio do dia para não piorar o problema.

    Períodos de descanso (Young woman sitting at the table and having a rest image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)
  5. Evite alimentos salgados e aumente a ingestão de líquidos. Isso não significa a ingestão de apenas água, porém tome cuidado com bebidas que contenham cafeína. Ela é um diurético e pode causar desidratação. A coloração da sua urina é um bom indicador da sua hidratação. Ela deve estar o mais clara possível. Se não estiver, tome mais bebidas sem cafeína.

    Ingestão de líquidos (stock photo of a water bottle image by anshuca from Fotolia.com)
  6. Compre sapatos no final da gravidez. Talvez não seja possível reduzir completamente o inchaço em seus pés e a melhor solução pode ser usar sapatos maiores. Se tiver dificuldades para pôr e retirar os sapatos, considere a possibilidade de sapatos feitos sob medida, em tamanhos maiores.

    Sapatos sob medida (shoes image by Valery Shanin from Fotolia.com)
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