Relação entre a vitamina C e o ferro

Escrito por marcos a. guedes Google
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Relação entre a vitamina C e o ferro
Saiba como aproveitar melhor alimentos que são fonte de ferro (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O ferro é fundamental para que o corpo humano seja capaz de realizar as funções vitais diariamente. Para que uma pessoa produza hemoglobina suficiente para levar oxigênio a todos os tecidos, faz-se necessário o consumo de uma pequena porção diária da substância para evitar a anemia. Alguns nutrientes como a vitamina C, quando combinados com o ferro, podem melhorar a sua absorção. Entenda como esse processo funciona.

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Tipos de ferro

Basicamente, existem dois tipos de ferro: o heme e o não-heme. A principal diferença entre eles está em sua biodisponibilidade. O ferro heme possui um grande potencial de absorção que varia entre 15% e 35%. Esse valor não é afetado por outros alimentos ingeridos. Esse tipo de ferro é encontrado em produtos de origem animal como fígado e peixes. O ferro não-heme, por outro lado, tem um potencial de absorção de vai de 2% a 20% e depende muito do consumo de outros nutrientes. Está presente em vegetais, cereais, leguminosas e raízes.

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é a mais consumida pelos seres humanos. Pode ser encontrada em frutas como acerola, laranja e melancia e em vegetais como repolho, alface e ervilhas. Dentre os inúmeros benefícios, podemos ressaltar o papel que desempenha na imunidade do corpo, no combate ao radicais que causam oxidação e no controle da pressão arterial. Além disso, na absorção e manutenção de outros nutrientes vitais, inclusive o ferro.

Biodisponibilidade

A biodisponibilidade é um fator que indica o quanto dos nutrientes é aproveitado pelo organismo. A combinação de vitaminas e minerais geralmente resulta no aumento ou na diminuição da capacidade de absorção pelo corpo. O jornal Internacional de Pesquisas sobre Vitamina C e Nutrição (em tradução livre) publicou vários estudos que comprovam que biodisponibilidade do ferro não-heme aumenta de forma surpreendente quando combinado com a vitamina C.

Processo de absorção

O aproveitamento do ferro não-heme é direitamente proporcional ao consumo de vitamina C. Juntos, esses dois nutrientes formam uma molécula que trafega livremente em direção aos intestinos e duodeno. A vitamina C aumenta a estabilidade do ferro não-heme, o que o torna mais solúvel. Dessa forma, as membranas mucosas do intestino conseguem assimilá-lo com mais facilidade.

Cuidados

Existem alimentos que podem tornar o ferro não-heme mais difícil de ser absorvido. Um exemplo são produtos que contêm cafeína como refrigerantes, chá e café. Além disso, o consumo desequilibrado de ferro pode causar câimbras, náuseas, constipação ou, até mesmo, overdose de ferro. Consulte um nutricionista para obter uma dieta saudável e equilibrada.

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