Remédios naturais contra oídio nas uvas

Escrito por nikki walters | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios naturais contra oídio nas uvas
O oídio é uma das doenças mais proeminentes em parreiras (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

As uvas estão sujeitas a inúmeras doenças e insetos, tornando o cultivo de parreiras um desafio para muitos jardineiros. O oídio pode gerar perdas devastadoras e colheitas pobres. Nas folhas, ele aparece com um pó branco revestindo jovens mudas, folhas, flores e frutos. Os esporos germinam na superfície seca das folhas quando a umidade é alta. Eles não conseguem germinar em superfícies molhadas ou em pleno sol. No geral, o oídio é um problema maior em áreas quentes e secas onde as videiras ficam sombreadas e a circulação de ar é pobre.

Outras pessoas estão lendo

Bicarbonato

O bicarbonato de potássio ou de sódio é um fungicida suave, porém efetivo, contra o oídio nas uvas. Sprays industrializados de bicarbonato de sódio estão disponíveis, mas você pode fazer um em casa. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio a dois litros de água morna e deixe dissolver completamente. Adicione uma gota de sabão líquido suave para melhorar a aderência da solução ao oídio. Mexa bem e borrife sobre toda a parreira sem luz solar direta. Se a solução estiver muito concentrada, pode queimar a folhas, então faça um teste em uma pequena área antes de aplicar sobre a planta inteira.

Bacillus subtilis

O Bacillus subtilis é uma bactéria que atua como fungicida ao inibir o fungo causador do oídio. Ele pode ser adquirido em lojas de jardinagem como um spray para folhagens ou pó que contém esporos de bactéria e proteína produzida durante um processo de fermentação da bactéria. A proteína é o ingrediente ativo que atua como fungicida. O Bacillus subtilis não é prejudicial aos humanos, animais ou insetos benéficos. O melhor momento para aplicação do spray é logo antes do surto de oídio. Borrife toda a superfície da planta, incluindo a parte de baixo das folhas. Reaplique a cada sete ou 10 dias.

Chá de composto

O chá de composto é repleto de organismos benéficos que interrompem a germinação e proliferação dos patógenos causadores do oídio. Os organismos controlam todo o alimento e espaço, deixando o fungo prejudicial sem nada. Eles também podem eliminar antibióticos que matam o oídio e parasitas e consomem os patógenos. Para fazer o chá, encha um filtro ou saquinho de tecido com composto e deixe-o de molho em um balde com água por, pelo menos, duas semanas. Mantenha o balde tampado para evitar contaminação. A solução resultante pode ser aplicada diretamente ou diluída em água (50%). Aplique o chá diretamente no solo e na planta sem luz solar direta.

Cobre

O elemento mineral natural, cobre, é um dos fungicidas orgânicos disponíveis mais potentes. Ele mata os esporos do oídio nas folhas da parreira e ainda possui um efeito ligeiramente sistêmico. O spray de cobre é mais eficaz quando o risco de desenvolvimento de oídio é alto ou quando a parreira começa a apresentar os primeiros sinais da doença. Aplique a cada sete ou 10 dias durante o auge da doença ou após dias chuvosos. Embora o cobre não seja prejudicial a maioria dos insetos benéficos, ele é tóxico para humanos e animais. Use equipamento de proteção quando for aplicar o fungicida e não deixe que ele escorra até fontes naturais de água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível