Representação dramática sobre as estações do ano para crianças

Escrito por tamara christine van hooser Google | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Representação dramática sobre as estações do ano para crianças
Observar os cenários e ouvir os sons de cada uma das estações ajuda os alunos da pré-escola a compreender a mudança (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os alunos da pré-escola e as brincadeiras de faz-de-conta são como o sal e a pimenta. A representação dramática estimula a capacidade natural das crianças pequenas de imitar as coisas que veem em torno delas, como um dia chuvoso de primavera, um dia ventoso, neve caindo ou flores crescendo. O teatro feito por crianças sobre as estações do ano faz com que elas fiquem conscientes das várias atividades e dos processos naturais associados a cada uma delas. A flexibilidade desestruturada da representação dramática permite que elas pratiquem sua imaginação criativa e interajam ou ampliem seu conhecimento do mundo ao seu próprio nível.

Outras pessoas estão lendo

Teatro com os dedos

Qualquer professor da pré-escola dirá que as lições com as crianças pequenas sentadas não durarão muito nem serão muito eficazes devido à sua falta de atenção. Os alunos desse nível de aprendizado têm muita energia e gostam de estar sempre em movimento. Eles aprendem através da interação tátil e do movimento corporal. Leia ou recite poemas breves sobre atividades de inverno, primavera, verão ou outono, temperatura e ciclo natural do crescimento das plantas. Apresente teatrinhos com os dedos ou peça a cada criança, por exemplo, que finja ser uma flor a florescer ou a cair. Uma atividade movimentada sobre o inverno envolve enrolar papel de cera nos pés das crianças e deixar que elas simulem patinar no tapete como se estivessem sobre o gelo.

Musicais

As atividades que envolvam música e ritmo satisfazem o desejo de movimento dos alunos da pré-escola, enquanto fornecem uma saída criativa para expressar sua compreensão sobre o tema das estações do ano. Escolha canções fáceis que falem sobre o nascer do sol e a neve, campismo e animais, andar de trenó, fazer bonecos de neve ou a chuva e a colheita. Motive as crianças a inventarem danças ou movimentos usados em cada uma das canções enquanto cantam.

Marionetes

As marionetes permitem que as crianças transfiram seus pensamentos sobre as estações para um objeto inanimado, mas personificado, fazendo com que algumas crianças mais tímidas se expressem. Deixe que as crianças façam marionetes com uma sacola de papel em forma de flocos de neve, nuvens, gotas de chuva, flores, árvores, folhas, nascer do sol, animais e pessoas com roupas de cada estação ou forneça uma escolha de marionetes direcionadas para as diversas estações. Monte um palco de marionetes como centro de atividade e dê tempo para as crianças todos os dias se movimentarem pelo palco usando as marionetes para representar histórias montadas nas várias estações do ano.

Palco

Muitas crianças pequenas amam vestir-se e representar. Forneça trajes relacionados com os acontecimentos da estação na natureza e da atividade humana. Deixe que as crianças usem esses trajes para melhorar atividades relacionadas com movimento ou nas dramatizações livres. Por exemplo, elas podem imitar folhas e sementes sopradas pelo vento, uma família molhando-se na água em um dia quente de verão ou animais recolhendo alimentos para passar o inverno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível