Resolução de conflitos em sala de aula

Escrito por cindi pearce | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Resolução de conflitos em sala de aula
Brigar não é o jeito de resolver seus problemas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Conflitos são inevitáveis na escola; é impossível que tantas crianças juntas em um só lugar não encontrem diferenças de opiniões que podem ficar bem feias. Aprender como resolver esses conflitos sem brigas é essencial tanto para crianças quanto para adultos.

Outras pessoas estão lendo

Entenda o que aconteceu

As discussões geralmente ocorrem no almoço, recreio ou na pracinha e são transportadas para a sala de aula. Mesmo que o professor não tenha presenciado a discussão, ele pode auxiliar os alunos. A resolução de um conflito é uma experiência de aprendizado. Converse com cada aluno individualmente e tente determinar o que aconteceu. Nesse ponto, o professor utiliza do seu bom senso para fazer uma avaliação do que realmente ocorreu. Junte todos os alunos e questione cada um sobre o motivo do seu comportamento e como eles poderiam ter lidado com a situação de maneira diferente. Destaque como aquele comportamento foi doloroso e pergunte porque a criança escolheu agir daquela maneira.

Pedido de desculpas

Preferencialmente, o lado culpado vai se desculpar; esse é um grande passo no aprendizado de resolução de conflitos, e é até possível aprender com ele. Uma bom exercício é fazer com que as duas crianças deem um aperto de mão.

Responsabilidade

Quando a criança reconhece que se comportou mal, ela toma um passo para assumir o que ela fez; isso se chama se responsabilizar. Encoraje todos os seus alunos a serem responsáveis, atenciosos e a pensarem antes de agir de maneira prejudicial aos outros.

Atuação

Outra maneira de ensinar a resolução de conflitos é pela atuação. Monte um cenário, escolha dois alunos para desempenharem o papel de adversários e veja de que maneira eles tentam resolver a situação sem recorrer a brigas. Aplauda-os quando eles encontrarem soluções alternativas.

Escrever e conversar sobre o assunto

Peça aos alunos que escrevam sobre como evitar a violência ou sobre como eles resolveram problemas no passado sem gritar ou bater em alguém. Há muitas maneiras que você pode utilizar para trabalhar com a resolução de conflitos em sala de aula e fazer disso uma experiência de aprendizado prazerosa. Fale sobre o "bullying" e peça aos alunos se eles pensam que meninos são mais malvados que meninas (ou vice versa) e porque eles acreditam nisso. Discuta sobre os benefícios de viver em paz e harmonia e se dar bem com seus colegas ao invés de iniciar uma batalha.

Faces do conflito

Discuta sobre as três faces do conflito, incluindo o confronto, a prevenção e a resolução de problemas Pergunte qual desses é o preferido deles e porquê. Faça recomendações para que eles utilizem seus cérebros e inteligência para encontrar uma solução, acordo ou comprometimento quando necessário. Explique sobre a importância de respeitas os valores e direitos alheios.

Se não funcionar

Quando esse tipo de resolução não funcionar, o professor pode ter que ordenar alguma espécie de punição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível