Como fazer um resumo para um relatório

Escrito por miko holt | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um resumo para um relatório
Faça um resumo (writing image by Horticulture from Fotolia.com)

Resumir significa reduzir o conteúdo de um documento, inclusive os pensamentos do autor. Escrever um resumo ajuda o leitor a analisar o material antes de ler o documento. Quando fizer um resumo, é indicado colocar-se no lugar do leitor. Determine o que ele deve saber e comece a rascunhar seu resumo

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Acesso à internet
  • Programa processador de textos
  • Caneta
  • Caderno

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pense sobre a ideia principal de seu relatório e anote três termos chave que foram usados nele. Por exemplo, se seu relatório é sobre a Revolução Americana, inclua esse termo como relevante para usar em seu resumo.

  2. 2

    Anote três ou quatro fatores sobre seu relatório que você gostaria que o leitor soubesse. Pense nos materiais de referência que você usou na pesquisa.

  3. 3

    Destaque as frases relevantes. Escolha três que devem se destacar. Por exemplo, se você usou fatos ou dados históricos, pode ser útil destacar essas frases.

  4. 4

    Coloque os termos que escreveu e as frases destacadas em um documento. Crie um parágrafo e leia-o em voz alta. Ler o documento com os termos destacados e os parágrafos relevantes pode não fazer sentido. No entanto, isso ajudará você a desenvolver suas ideias sobre o resumo.

  5. 5

    Anote três coisas que o leitor pode aprender lendo seu relatório. Por exemplo, se o documento fala sobre mulheres na universidade, inclua uma frase que os leitores precisem saber, como "98 por cento das mulheres frequentam a faculdade com 25 anos de idade".

  6. 6

    Comece a escrever seu resumo de forma clara e concisa. Use termos chave e fragmentos dos parágrafos destacados. Revise até que soe bem.

Dicas & Advertências

  • Os resumos devem incluir a ideia principal do relatório. Um bom resumo é composto de cinco ou mais frases.
  • Não faça resumos em primeira pessoa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível