Mais
×

Como fazer um resumo para um relatório

Atualizado em 17 abril, 2017

Resumir significa reduzir o conteúdo de um documento, inclusive os pensamentos do autor. Escrever um resumo ajuda o leitor a analisar o material antes de ler o documento. Quando fizer um resumo, é indicado colocar-se no lugar do leitor. Determine o que ele deve saber e comece a rascunhar seu resumo

Instruções

Faça um resumo (writing image by Horticulture from Fotolia.com)
  1. Pense sobre a ideia principal de seu relatório e anote três termos chave que foram usados nele. Por exemplo, se seu relatório é sobre a Revolução Americana, inclua esse termo como relevante para usar em seu resumo.

  2. Anote três ou quatro fatores sobre seu relatório que você gostaria que o leitor soubesse. Pense nos materiais de referência que você usou na pesquisa.

  3. Destaque as frases relevantes. Escolha três que devem se destacar. Por exemplo, se você usou fatos ou dados históricos, pode ser útil destacar essas frases.

  4. Coloque os termos que escreveu e as frases destacadas em um documento. Crie um parágrafo e leia-o em voz alta. Ler o documento com os termos destacados e os parágrafos relevantes pode não fazer sentido. No entanto, isso ajudará você a desenvolver suas ideias sobre o resumo.

  5. Anote três coisas que o leitor pode aprender lendo seu relatório. Por exemplo, se o documento fala sobre mulheres na universidade, inclua uma frase que os leitores precisem saber, como "98 por cento das mulheres frequentam a faculdade com 25 anos de idade".

  6. Comece a escrever seu resumo de forma clara e concisa. Use termos chave e fragmentos dos parágrafos destacados. Revise até que soe bem.

Dicas

  • Os resumos devem incluir a ideia principal do relatório. Um bom resumo é composto de cinco ou mais frases.

Aviso

  • Não faça resumos em primeira pessoa.

O que você precisa

  • Acesso à internet
  • Programa processador de textos
  • Caneta
  • Caderno
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article