Mais
×

O risco de salmonela nas lagartixas de estimação

Atualizado em 22 julho, 2017

A bactéria salmonela está presente no organismo da maioria dos répteis, incluindo as lagartixas, e pode ser uma ameaça para a saúde das pessoas que os manuseiam. Porém, com precauções simples, é possível reduzir significativamente o risco.

As lagartixas, como a maioria dos répteis, pode portar a salmonela (Image by Flickr.com, courtesy of frank wouters)

Como as lagartixas portam a salmonela?

As lagartixas, como muitos répteis, podem portar a bactéria salmonela em seu intestino, que, em seguida, é transportada para as fezes do animal. Além disso, algumas lagartixas podem ser alimentadas com carne de frango crua infectada pelas bactérias.

Como as lagartixas transmitem a salmonela?

Quando a lagartixa defeca, o animal pode pisar nas fezes e portar vestígios delas em suas patas. Quando você pega a lagartixa, as bactérias são transferidas para suas mãos.

O manuseio de uma lagartixa de estimação pode resultar na disseminação da salmonela nas mãos de uma pessoa (Image by Flickr.com, courtesy of Steve Jurvetson)

A salmonela causa doenças em seres humanos?

A doença mais comum que pode ser transmitida a seres humanos por causa do contato com lagartixas é a salmonelose. De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em tradução livre), todos os anos, cerca de 70 mil pessoas nos Estados Unidos são infectadas pela salmonelose transmitida por répteis. Uma pessoa infectada pode ter uma febre moderada, náuseas, dores abdominais, cólicas e diarreia.

Como reduzir o risco

A prática da boa higiene é a forma mais fácil e eficaz de evitar a propagação de salmonelas de sua lagartixa de estimação. Lave as mãos após manusear o animal ou qualquer coisa com a qual ele tenha entrado em contato. Não deixe que crianças pequenas lidem com o réptil, pois elas tendem a colocar as mãos na boca.

Advertência

As crianças de menos de cinco anos de idade, os idosos e as pessoas com sistemas imunológicos frágeis (como os portadores de HIV) devem evitar o contato com os répteis, incluindo as lagartixas, devido ao perigo de transmissão de salmonelas. A salmonelose pode ser muito grave e até mesmo fatal para as pessoas pertencentes a esses grupos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article