Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa

Escrito por josie ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa
Apesar de deliciosos, hambúrguer e batata frita apresentam grande quantidade de gordura em suas composições (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A dupla batata frita e hambúrguer é quase uma unanimidade entre as pessoas. Além de serem alimentos que podem ser consumidos rapidamente, eles agradam muito ao paladar. O grande problema desses e outras comidas, como sorvete e pizza, é o excesso de gordura ruim, que pode trazer danos à sua saúde. Conheça neste artigo alguns dos problemas que uma dieta gordurosa pode causar. Mas lembre de procurar um médico, fazer exames regulares, exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares para levar uma vida mais saudável.

Outras pessoas estão lendo

Quanto mais se come, mais fome

Pesquisadores do departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, fizeram testes com roedores para descobrir porque mesmo ingerindo grande quantidade alimento, o indivíduo apresenta mais fome ao invés de satisfação. A resposta está em uma falha de comunicação do estômago ao cérebro quando são ingeridos alimentos muito ricos em gorduras. Esse tipo de dieta inibe o lipídio OEA, responsável por enviar a mensagem de saciedade. Com essa descoberta, os estudiosos avaliarão a criação de uma droga para ajudar pessoas obesas a manterem uma dieta de baixa caloria.

Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa
Roedores foram usados em pesquisas sobre ingestão de gordura (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Dano ao cérebro

Outra pesquisa, dessa vez da Escola Médica de Harvard, também daquele país, descobriu que uma dieta rica em gordura gera danos ao cérebro. O estudo mostra que um certo grupo de neurônios deixa de funcionar corretamente por conta dos altos índices de gordura. Em excesso, ela faz com que uma proteína (conhecida como UCP2) aumente, regulando negativamente a sensibilidade dos neurônios à glicose. Isso, além de prejudicar os neurônios, auxilia no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa
Uma dieta rica em alimentos gordurosos afeta o funcionamento dos neurônios (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Aterosclerose

A aterosclerose é a formação de ateromas (placas compostas principalmente de gorduras e lipídios) nos vasos sanguíneos. Com o passar do tempo, os ateromas estreitam e enrijecem os vasos, podendo causar obstrução total e causando doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. A doença se dá pelo aumento de LDL, lipoproteína de baixa densidade ou "colesterol ruim", que entope as artérias. Seus sintomas mais frequentes são dor no peito, suores, falta de ar, palpitações e cansaço. O diagnóstico pode ser feito com exames de colesterol e o tratamento através de cateterismo, angioplastia e medicamentos.

Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa
O entupimento dos vasos que irrigam o coração pode levar a morte (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Esteatose hepática

A esteatose hepática é uma condição que se dá pelo acúmulo de gordura no fígado, muito comum em pacientes com quadro de obesidade mórbida. Essa doença pode evoluir para cirrose caso esteja associada a outros males, como hepatites B ou C crônicas, doenças autoimunes e consumo excessivo de álcool. Em seus primeiros estágios, a patologia não apresenta sintomas, mas em um grau avançado, o paciente tem enjoos, vômito, dor e inchaço no abdômen e pele, além de apresentar olhos amarelados. O uso de medicamentos para o tratamento vai depender da opinião do médico, mas, para ser curado, é necessário que o doente pratique exercícios físicos e retire frituras, gorduras e doces de sua dieta.

Saiba o que acontece se você mantém uma dieta gordurosa
Durante muito tempo a cirrose era relacionada apenas ao álcool (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível