Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias
Alguns pássaros são capazes de voar por dezenas de milhares de quilômetros (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Graças às habilidades adquiridas depois de milhões de anos de evolução, as aves são um dos raros seres vivos capazes de voar. Algumas, no entanto, conseguem alcançar maiores distâncias que outras. A estrutura óssea desses animais é a principal característica que permite que eles voem. Diferente dos mamíferos, o esqueleto dos pássaros é composto por ossos pneumáticos, ou seja, não maciços. Outra adaptação que permite o voo de longa distância das aves são as penas, um material leve e aerodinâmico. Aves com penas mais longas conseguem percorrer maiores distâncias.

Outras pessoas estão lendo

Cegonha

As aves que conseguem percorrer maiores distâncias são as migratórias. A migração ocorre em determinadas épocas do ano quando os animais viajam para outras regiões em busca de alimentos e condições meteorológicas mais favoráveis. Entre as principais aves migratórias está a cegonha. No inverno, as populações de cegonhas costumam migrar para locais de clima mais ameno. A cegonha-branca, por exemplo, sai da Europa com destino à África durante o inverno europeu. Durante a jornada, elas aproveitam a corrente térmica ascendente sobre as massas continentais para planar e viajar gastando pouca energia.

Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias
As cegonhas vão da Europa para a África em busca de clima mais ameno (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tristes-pias

As tristes-pias fazem parte das famílias dos pássaros terrestres que conseguem atingir mais de 11 mil quilômetros de distância nos períodos de migração. São aves presentes tanto no hemisfério norte (sobretudo na costa do Canadá), quanto no hemisfério sul (campos da Argentina). Assim como outras aves de grandes distâncias, as tristes-pias se orientam pelo campo magnético da Terra. De acordo com biólogos, é provável que as aves se orientem também pela pressão barométrica e impulso genético para seguir em determinada direção cruzando continentes.

Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias
As tristes-pias viajam por 11 mil quilômetros na época da migração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Maçarico de cauda branca

O maçarico de cauda branca é outra ave conhecida por percorrer grandes distâncias durante o período migratório. Trata-se de uma ave americana com um dos maiores fluxos migratórios. Todos os anos, essas aves típicas da América do Norte deixam a costa do Canadá para ir ao extremo da Antártida. A viagem sobre o Oceano Atlântico é estimada em 30 dias a uma velocidade média de 160 quilômetros por hora. As principais características dela são o pescoço curto, as pernas longas e o bico curvo e alongado.

Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias
A migração do Maçarico de cauda branca leva cerca de 30 dias (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Andorinha do ártico

A andorinha do ártico, também conhecida como andorinha-do-mar-ártica, não pesa mais que 125 gramas e consegue atingir incríveis distâncias. Todos os anos, as andorinhas viajam mais de 80 mil quilômetros, uma jornada que vai do Ártico à Antártida. São as aves que percorrem a maior distância dentre todos os seres do mundo. A grande viagem é explicada pelo tipo de alimento que elas consomem. Em busca do krill, uma espécie de camarão, elas vão de um extremo a outro do planeta. No caminho de volta, elas dão uma volta em "S" pelo Oceano Atlântico para poupar energia e aproveitar as correntes de ar. A jornada migratória é estimada em 40 dias no total.

Saiba quais são os tipos de pássaros que podem voar longas distâncias
A andorinha do ártico é a recordista em longas distâncias (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível