Mais
×

Sapatos especiais para crianças com problemas ortopédicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sapatos especiais normalmente corrigem problemas ortopédicos dos pés e dos tornozelos em crianças. Esses sapatos possuem vários nomes, incluindo terapêuticos, ortopédicos e médicos. Um médico precisa avaliar uma criança e determinar qual tipo de calçado terapêutico ela deve usar. O tipo de sapato e a duração do uso depende do tipo da deformidade ou do problema ortopédico diagnosticado.

Sapatos especiais ajudam crianças com deficiências (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Pés tortos congênitos

No passado, sapatos especiais eram normalmente usados em crianças com pés tortos ou virados para dentro -- esses sapatos pareciam como se estivessem no pé trocado. O propósito era empurrar o pé que era virado para dentro para uma posição mais normal. O site FamilyDoctor.org afirma que esses sapatos raramente ajudam crianças com pés tortos, mas se os pés virados para dentro não começarem a se endireitar quando a criança tiver entre 4 a 6 meses de idade, os médicos algumas vezes prescrevem sapatos ou suportes ortopédicos para corrigir o problema.

Botas ortopédicas

As botas ortopédicas auxiliam tornozelos fracos em crianças com várias deficiências e problemas nos tornozelos. A bota é mais alta que um sapato normal, com tornozeleiras que prendem a bota e fornecem apoio. Esse tipo de dispositivo ortopédico encoraja a criança a andar em uma linha mais direta e apoia seus tornozelos no processo. Crianças com paralisia cerebral e distrofia muscular geralmente usam esses sapatos para apoios aos pés e tornozelos.

Palmilha ortopédica

Alguns pés de crianças são cavos. Sapatos com uma base levantada e palmilhas ajudam a corrigir pés cavos em algumas crianças. As palmilhas fornecem suporte para o resto do pé e realinham a posição deste. De acordo com o site FamilyDoctor.org, a maioria dos pés cavos em crianças corrige-se sozinha sem tratamento.

Procure conselhos médicos para o uso de sapatos especiais

Pais não devem comprar sapatos ortopédicos ou terapêuticos para suas crianças sem um conselho médico. Sapatos especiais não devem corrigir todos os defeitos. A maioria dos fornecedores desses sapatos exigem uma prescrição antes que sejam usados em crianças, estas são chamadas de prescrições ortopédicas. Tais prescrições incluem direções sobre encaixe adequado para cada criança e suas necessidades específicas de sapatos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article