Como fazer uma sauna

Escrito por stephen andrew baldwin | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma sauna
Saunas são excelentes opções durante o inverno (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

A sauna pode ser um recurso maravilhoso no inverno. Além de oferecer relaxamento, pode ser uma forma saudável para ajudar a estação a passar mais rapidamente. A construção de uma sauna com um kit pode ser mais fácil do que muita gente pensa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Martelo
  • Serra
  • Madeira de cedro
  • Quadrante de 5 por 10 cm (o número irá variar de acordo com o tamanho da sauna)
  • Isolante
  • Pregos ou parafusos
  • Aquecedor de sauna

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Uma sauna é, essencialmente, uma sala de vapor, embora haja saunas úmidas e secas que não o produzem. Ter uma sauna úmida ou seca é determinado por fatores como o tipo de aquecedor que você usar. Aquecedores elétricos e de madeira são mais suscetíveis de serem utilizados em uma sauna úmida, em que as rochas são aquecidas a uma temperatura elevada e, em seguida, mergulhadas em água para produzir vapor. Há também salas de sauna ao ar livre e internas. Elas vêm de todas formas e tamanhos, e as de mercado podem parecer com qualquer coisa, de um balde de mel a um gazebo.

  2. 2

    Escolha um aquecedor. Isso deve ser determinado antes de você começar a construir sua sauna, pois é uma das características mais importantes para definir como montá-la. Há uma diversidade de aquecedores para escolher. Por exemplo, uma sauna à lenha precisa de ventilação adequada e uma chaminé, e a maioria requer instalação profissional. Aquecedores à gás também requerem montagem profissional e exigem muitas vezes que a estrutura seja feita de aço inoxidável. No entanto, eles também são mais baratos para operar e tendem a ser mais utilizados em grandes saunas comerciais. Aquecedores eletrônicos são os mais populares e de longe os mais fáceis de instalar. Eles têm suas próprias determinações, mas a maioria requer pouca folga das paredes exteriores da sauna, podendo ser utilizado molhado para produzir vapor, e são bastante seguros após a instalação. Você também pode considerar um aquecedor de sauna infravermelho, embora tenha necessidades especiais, uma vez que o calor gerado exige a exposição direta da pele aos raios.

  3. 3

    A próxima coisa que você tem que decidir é onde construir a sauna, que deve ter uma base de pelo menos 4 metros quadrados e altura suficiente para que se possa ficar em pé em seu interior. A primeira coisa a considerar é se você vai construir uma sala interior ou exterior. Salas ao ar livre podem ser anexadas à uma casa ou podem ser independentes. Se você optar por construir uma sauna ao ar livre, é recomendável que você construa em algum lugar perto da água, seja ela uma lagoa, lago, piscina, banheira de hidromassagem ou até mesmo uma mangueira. Você vai querer se refrescar e enxaguar o suor, e se estiver ao ar livre, não irá perambular pela casa antes de se lavar. Se você construir em uma plataforma ou varanda, as acomodações devem ser feitas para o peso adicional.

  4. 4

    Se você escolher uma sauna interior, poderá construí-la em qualquer lugar. No entanto, tenha o cuidado de escolher um local funcional. Você provavelmente desejará escolher um quarto com teto alto e espaço extra que não vai usar. Você precisa de pelo menos 1,8 a 2,1 metros de altura para que tenha espaço suficiente para levantar-se em sua sauna, portanto uma garagem ou um canto de porão pode funcionar melhor.

  5. 5

    Se você não quiser construir uma sauna a partir do zero, escolha um kit. Há uma série de kits no mercado que são ou pré-construídos ou pré-cortados, exigindo montagem mínima, e eles variam em em torno de R$ 2.300 a R$ 23.000, dependendo do tamanho e montagem. Kits pré-construídos, na maioria dos tamanhos, podem ser entregues em domicílio, levando apenas alguns minutos para montar, mas geralmente vêm com menos opções. Se você preferir um kit mais personalizável, pode comprar um kit pré-cortado, mas não montado, o que significa que você provavelmente gastará mais tempo montando a unidade, mas terá mais opções disponíveis, tais como janelas e materiais. Se você construir a partir do zero, espere para colocar em algum lugar, pois levará de horas a dias de trabalho antes de começar a usar sua sauna.

  6. 6

    Escolha um conjunto de planos de construção. Se você optar por construir a partir do zero, há uma série de planos de cópia hidrográfica disponíveis, que dão uma lista de materiais exatos para as medições necessárias. Certifique-se de especificar se você está construindo uma sauna interior ou exterior, já que os kits exteriores exigirão um telhado especial e outras acomodações. Esses planos também podem ser úteis para que você não precise fazer viagens frequentes à loja de ferragens.

  7. 7

    Compre seus materiais. Lembre-se, você fará a base para ser de pelo menos 4 m², com altura suficiente para sustentar internamente. Essencialmente, você construirá um quadrante de 5 por 10 cm e cobrirá a parte externa tanto com pranchas de cedro quanto com outras folhas de contra placados de madeira macia. As paredes e o teto devem ser isolados com 7 centímetros de fibra de vidro, por isso depois de ter sua estrutura construída, você precisará medir a área da superfície de cada parede e seu teto, para garantir que você compre isolante suficiente. Certifique-se de deixar espaço para a porta - que você pode construir ou comprar pré-montado - e três aberturas. Uma ventilação deve ser colocada acima do aquecedor, uma perto do chão, e uma perto do teto. Você precisará de mais madeira tratada de cedro para o interior da sauna depois que o isolamento estiver instalado, portanto, planeje isso também. Poderia ser melhor desenhar seus próprios planos antes de começar a trabalhar.

  8. 8

    Monte seu quadro. Se você pretende construir uma base, é mais fácil construir a primeira, a menos que a sauna ficar situada em cima do piso normal. Construa o seu quadrante de 5 por 10 cm, certificando-se de mapear onde sua porta, aquecedor e ventilação ficarão. Você pode inserir suas passagens de ar agora ou esperar até depois que suas paredes estiverem parcialmente montadas. Será mais fácil colocar o aquecedor em primeiro lugar em salas maiores, mas para salas menores, pode ser difícil de manobrar em torno dele, por isso você deve deixar esta tarefa para depois que suas paredes tenham sido instaladas.

  9. 9

    Fixe suas paredes ao quadro. Cubra o interior do seu quarto primeiro com madeira de cedro não tratada, tanto por contraplacados de madeira de corte ou por tábuas de cedro para ordenar e pregar ou aparafusá-las no quadrante de 5 por 10 cm. Cedro é a melhor escolha de madeira, pois cheira bem, combate as bactérias e é resistente ao calor. Tenha o cuidado de cobrir as cabeças dos pregos para proteger sua pele de queimaduras causadas por eles. Agora que as paredes internas estão penduradas, insira o isolante de fibra de vidro a partir do exterior, cortando-o com o tamanho ajustado de pelo menos 7 cm de espessura. Em seguida, pregue a madeira para o exterior da sua sala de sauna. Você poderá escolher o cedro novamente, mas a escolha da madeira exterior geralmente dependerá se sua sauna está sendo construída dentro de casa ou ao ar livre.

  10. 10

    Depois que as paredes exteriores estiverem ligadas, você pode começar a montagem final. Dependendo do tipo de porta que escolher, monte-a ou pendure-a agora com feltro ou algum outro material para selar a porta alinhada com o quadrante para reter o calor. Você pode optar por deixar um espaço embaixo da porta para permitir a entrada de ar fresco. Caso opte por inserir uma janela em sua porta, certifique-se de usar somente vidro temperado. Se a sua sauna está ao ar livre e não está coberta por um toldo, este seria o momento de construir ou anexar a estrutura do telhado à unidade.

  11. 11

    Se você já não tiver feito isso, é hora de instalar o aquecedor. Você talvez queira um profissional para realizar esta etapa, caso não saiba o que está fazendo ou não quiser assumir a tarefa. Se você tiver uma unidade de simples conexão, certifique-se de que está a uma distância adequada das paredes interiores. O passo final é construir algo para se sentar. Se você construir uma cadeira ou banco, tome cuidado para cobrir metais expostos, como cabeças de prego, pois eles aquecerão e provavelmente queimarão a pele caso não estejam devidamente cobertos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível