Sinais de comportamento empresarial antiético

Escrito por debra bacon | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de comportamento empresarial antiético
O comportamento antiético deve ser relatado e coibido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O escândalo Enron de 2001, seu colapso financeiro, processos criminais e falência abalaram as corporações americanas. Como resultado, garantias foram instituídas para detectar sinais de comportamento antiético e práticas contábeis. Embora nem todos os comportamentos antiéticos resultem em documentos de contabilidades falsificados e fraude de segurança, ainda existem muitos comportamentos indesejáveis e antiéticos que deveriam ser monitorados e evitados. Ficar atento aos sinais que indicam mau comportamento empresarial, como bullying em ambiente de trabalho, pode ajudar tanto a empresa quanto os funcionários quando relatado.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O comportamento antiético cobre uma gama de ações, entretanto, os mais comuns são: assédio sexual, falsificação de documentos, apropriação de recursos da empresa para uso pessoal, pegar ou fazer mau uso de propriedades da empresa – roubo. A violência em ambiente de trabalho vem aumentando e pode levar a outros comportamentos antiéticos, como bullying ou discriminação. Os comportamentos ilegais e mais complicados, incluem alterar documentos empresariais, como receitas de vendas ou adulteração de relatórios e métodos contábeis.

Assédio sexual

O assédio sexual é humilhante e degradante. Se um empregado, homem ou mulher, sofre insinuações sexuais ou outro tipo inapropriado de insinuação, isto pode ser considerado assédio sexual. Por outro lado, se as partes parecem mutuamente engajadas, isto poderia ser visto como um relacionamento amoroso, o que frequentemente é visto como comportamento antiético. Outros sinais de assédio sexual podem ser de obra sugestiva, como nudez ou nudez parcial artística em local de trabalho.

Roubo

Pode parecer que sinais de roubo sejam um tanto quanto óbvios, como retirar dinheiro da caixa registradora. Embora isso seja verdade, existem ações mais obscuras que são consideradas roubo. Por exemplo, manter-se por tempo exagerado em um turno, pegar canetas da empresa e usar fax para resolver questões pessoais, é tomar algo que não é de direito do empregado. Trata-se de comportamento antiético e deve ser relatado.

Violência laboral

Sinais de violência em ambiente de trabalho vão desde agressão verbal até agressão física. Se um funcionário está ameaçando outro, indicando que ele será prejudicado de alguma forma, isto constitui violência de trabalho. Se o tratamento consiste em isolar o individuo por qualquer razão, ou o uso de linguagem depreciativa a fim de intimidar, a ação é inadequada. Socar a mesa ou atirar objetos é considerado uma ação violenta, e também trata-se de sinal de comportamento antiético. Bullying e discriminação para constranger ou humilhar um membro de equipe pode resultar em violência laboral.

Efeitos

Quando os sinais de comportamento antiético são detectados por um empregado, eles já saíram do controle, pois as ações não são expressadas. Medo de reações negativas por parte da gerencia ou colegas, pode silenciar uma pessoa, fazendo-a “olhar o outro lado”. Muitas empresas oferecem um canal neutro onde se pode relatar um mau comportamento e deter o abuso. Verifique o departamento de recursos humanos da empresa para se informar melhor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível