Sintomas da baixa de plaquetas

Escrito por jennifer loucks | Traduzido por ikaro mendes

As plaquetas são necessárias para a coagulação do sangue no organismo através da aglomeração, mas quando a contagem de plaquetas é baixa, complicações podem ocorrer. A baixa de plaquetas é frequentemente a causa de uma doença mais grave, que deve ser tratada antes que os níveis de plaquetas voltem ao normal. O termo médico para a baixa na contagem de plaquetas é trombocitopenia.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A contagem de plaquetas do sangue se torna baixas por diversas razões. As plaquetas são produzidas na medula óssea e diminuem quando há um distúrbio, como leucemia, linfoma ou HIV. Esses distúrbios levam o corpo a produzir menos plaquetas, usar plaquetas extras ou destruí-las. Pessoas que sofrem de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) têm uma condição em que o organismo vê as plaquetas como uma ameaça e as busca destruir. Uma outra causa é o aumento do baço, que bloqueia as plaquetas, tornando-as menos disponível na corrente sanguínea.

Sintomas

O principal sintoma de um problema de plaquetas no sangue ou da diminuição das mesmas é um aparente sangramento sob a pele, que se mostrará como pontos vermelhos na parte inferior das pernas. A pele se machucará facilmente quando ocorrer um ferimento leve. O sangramento das gengivas ou sangue na urina ou fezes são outros sintomas da baixa contagem de plaquetas. Se uma lesão com ferida aberta ocorrer, a hemorragia se revelará difícil de interromper, já que as plaquetas são necessárias para a coagulação do sangue — condições severas criarão um sangramento inexplicável que é quase impossível de parar. À medida em que a contagem de plaquetas diminuir, menor será a capacidade de coagulação existente.

Diagnóstico de sintomas

Um médico realizará exames de contagem de sangue ao suspeitar de uma baixa contagem de plaquetas e, se for determinado que a contagem de plaquetas está baixa, efetuará testes adicionais para encontrar a causa. O diagnóstico de uma febre associada com plaquetas baixas significa que existe uma infecção que deve ser tratada no momento do diagnóstico.

Tratamento dos sintomas

A contagem de plaquetas normal é de 150.000 a 450.000 por microlitro de sangue circulante, enquanto uma contagem de plaquetas inferior a 20.000 exige tratamento e hospitalização. O tratamento de PTI inclui a administração de substâncias para bloquear os anticorpos que atacam as plaquetas e, em alguns casos, é necessária uma medicação para bloquear a produção de anticorpos no corpo. Para os casos em que o baço se encontra aumentado, a cirurgia pode ser necessária para remover o órgão. Hemorragias graves exigirão transfusões de sangue para substituir o sangue que se perdeu, podendo-se administrar um concentrado de plaquetas em casos mais graves.

Complicações

Os casos leves de trombocitopenia não têm grandes complicações ou efeitos duradouros, tendo como principal complicação em alguns casos a hemorragia no cérebro ou no trato digestivo. Complicações estão geralmente relacionadas à causa da trombocitopenia do que à própria baixa de plaquetas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media