Sobre tecidos de cortinas

Escrito por laura dixon | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre tecidos de cortinas
As cortinas podem ser de vários tamanhos e cores (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Os tecidos que fazem cortinas foram elementos importantes no isolamento e na decoração de casas por séculos. Como a indústria de cortinas cresceu, mais e mais tipos de tecidos foram incorporados para produzir esses itens. Apesar de os tecidos de cortinas serem valorizados por seu valor decorativo, outras características, como as fibras utilizadas e a espessura do material, são essenciais para determinar o potencial de isolamento térmico e bloqueio de luz.

Outras pessoas estão lendo

História

Por séculos, cortinas de tecidos têm sido usadas como decorações de casas e para cobrir janelas. Esses tecidos também foram retratados em exposições artísticas através da Europa e da Ásia no começo do século XVI, representados em pinturas e esculturas. Por muitas décadas, comerciantes ingleses especializaram-se em produzir tecidos em suas lojas de cortinas, mas poucos continuam até hoje, já que há o crescimento de produção em massa de cortinas nas grandes indústrias.

Função

O tecido que faz as cortinas exerce uma série de fins práticos, desde bloquear a luz do sol, o vento e olhares curiosos a simplesmente como decoração interior. Geralmente penduradas acima das janelas, as cortinas de tecido são projetadas para impedir a passagem da luz, auxiliando na hora de dormir. Elas também absorvem o calor do sol, deixando o interior de uma construção fresco.

Tipos

O tecido fino e translúcido é encontrado em algumas cortinas e tende a incluir algodão, renda, ou uma mistura de poliéster entrelaçado. Esse tipo de material permite uma maior passagem da luz enquanto proporciona uma proteção do sol. Outras cortinas são feitas de tecidos não revestidos, que dão um pouco mais de proteção solar e isolamento térmico do que as de tecido fino. Elas incluem materiais relativamente finos, normalmente compostos de algodão ou poliéster. Os tecidos revestidos são uma combinação de pano não revestido e um fino revestimento protetor de borracha, que bloqueia praticamente todo o calor e passagem de luz externos. Esses materiais de cortina passam por um processo de produção especial para revestir o tecido com os diferentes níveis de espessura.

Características

As cortinas de tecido vêm em variadas dimensões, o que afeta sua habilidade de absorção de luz e isolamento térmico. Pelo material ser feito para ser pendurado sobre uma janela, normalmente é feito com buracos e pode ou não ser equipado com argolas ou ganchos para passar em uma estrutura da janela. Muitas vezes, as cortinas de tecido incluem uma pequena faixa usada para amarrá-la quando está aberta.

Tamanho

O comprimento e largura das cortinas variam de acordo com o tipo de cortina necessário para cobrir os variados tipos de janelas. Esse tecido pode medir de 30 cm de comprimento a 3 metros ou mais, dependendo do tamanho da janela a ser coberta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível